sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia da UE contra "ação desproporcionada" no Médio Oriente

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, alertou hoje contra qualquer ação de represálias "desproporcionada" no Médio Oriente, em contactos telefónicos separados com os líderes israelita e palestiniano.

© Darren Ornitz / Reuters

"Acabei de falar com o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu e o presidente [Mahmud] Abbas sobre a escalada de violência", declarou num 'tweet' citado pela AFP.

"É necessário por termo aos atos de terrorismo e evitar as reações desproporcionadas", acrescentou, na véspera de uma reunião dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) no Luxemburgo.

Um adolescente palestiniano foi hoje morto pelo exército israelita na Cisjordânia e um raide aéreo israelita em Gaza matou uma palestiniana grávida e a sua filha, enquanto um ataque com viatura com explosivos e arma branca provocou quatro feridos em Israel, num contexto de violências exacerbadas que fazem recear uma terceira Intifada.

Desde o início de outubro pelo menos 25 palestinianos e quatro israelitas já foram mortos nesta nova vaga de violências.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52