sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia da UE contra "ação desproporcionada" no Médio Oriente

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, alertou hoje contra qualquer ação de represálias "desproporcionada" no Médio Oriente, em contactos telefónicos separados com os líderes israelita e palestiniano.

© Darren Ornitz / Reuters

"Acabei de falar com o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu e o presidente [Mahmud] Abbas sobre a escalada de violência", declarou num 'tweet' citado pela AFP.

"É necessário por termo aos atos de terrorismo e evitar as reações desproporcionadas", acrescentou, na véspera de uma reunião dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) no Luxemburgo.

Um adolescente palestiniano foi hoje morto pelo exército israelita na Cisjordânia e um raide aéreo israelita em Gaza matou uma palestiniana grávida e a sua filha, enquanto um ataque com viatura com explosivos e arma branca provocou quatro feridos em Israel, num contexto de violências exacerbadas que fazem recear uma terceira Intifada.

Desde o início de outubro pelo menos 25 palestinianos e quatro israelitas já foram mortos nesta nova vaga de violências.

Lusa

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12
  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42

    Mundo

    Depois da crise dos telemóveis Samsung Note 7 com bateria defeituosa que podia explodir, a marca tinha que lançar um aparelho inovador. O S8 foi anunciado esta quarta-feira em Londres. O repórter da SIC, Lourenço Medeiros, foi ver como é.

    Enviado SIC