sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia da UE contra "ação desproporcionada" no Médio Oriente

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, alertou hoje contra qualquer ação de represálias "desproporcionada" no Médio Oriente, em contactos telefónicos separados com os líderes israelita e palestiniano.

© Darren Ornitz / Reuters

"Acabei de falar com o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu e o presidente [Mahmud] Abbas sobre a escalada de violência", declarou num 'tweet' citado pela AFP.

"É necessário por termo aos atos de terrorismo e evitar as reações desproporcionadas", acrescentou, na véspera de uma reunião dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) no Luxemburgo.

Um adolescente palestiniano foi hoje morto pelo exército israelita na Cisjordânia e um raide aéreo israelita em Gaza matou uma palestiniana grávida e a sua filha, enquanto um ataque com viatura com explosivos e arma branca provocou quatro feridos em Israel, num contexto de violências exacerbadas que fazem recear uma terceira Intifada.

Desde o início de outubro pelo menos 25 palestinianos e quatro israelitas já foram mortos nesta nova vaga de violências.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.