sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia da UE contra "ação desproporcionada" no Médio Oriente

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, alertou hoje contra qualquer ação de represálias "desproporcionada" no Médio Oriente, em contactos telefónicos separados com os líderes israelita e palestiniano.

© Darren Ornitz / Reuters

"Acabei de falar com o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu e o presidente [Mahmud] Abbas sobre a escalada de violência", declarou num 'tweet' citado pela AFP.

"É necessário por termo aos atos de terrorismo e evitar as reações desproporcionadas", acrescentou, na véspera de uma reunião dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) no Luxemburgo.

Um adolescente palestiniano foi hoje morto pelo exército israelita na Cisjordânia e um raide aéreo israelita em Gaza matou uma palestiniana grávida e a sua filha, enquanto um ataque com viatura com explosivos e arma branca provocou quatro feridos em Israel, num contexto de violências exacerbadas que fazem recear uma terceira Intifada.

Desde o início de outubro pelo menos 25 palestinianos e quatro israelitas já foram mortos nesta nova vaga de violências.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..