sicnot

Perfil

Mundo

Irmãs separadas em criança na Coreia do Sul reencontram-se em adultas nos EUA

Duas irmãs separadas há mais de 30 anos na Coreia do Sul, reencontraram-se num hospital nos Estados Unidos.

Dan Wagner/AP

Eun-Sook, atualmente conhecida por Meagan Hughes, foi retirada pela mãe ao pai, alcóolico, ainda muito pequena. A meia-irmã, Pok-nam Shin (agora Holly Hoyle O'Brien) permaneceu aos cuidados do pai. Quando este morreu, A pequena Pok-nam deu entrada num orfanato em Pusan. Tinha 5 anos. Aos 9, acabou por ser adotada por um casal norte-americano que lhe deu o novo nome e a levou para a Virgínia, nos Estados Unidos.

A sua meia-irmã, Eun-Sook, também tem memórias de um orfanato, mas não se lembra da sua mãe biológica ou do que lhe terá acontecido. Em 1976, foi igualmente adotada por uma família americana e cresceu no Estado de Nova Iorque.

No início deste ano, ao fim de mais de 30 anos, O'Brien foi contratada como enfermeira assistente para o quarto piso de um Hospital da Florida. Três meses mais tarde, Hughes - a sua meia-irmã- começou a trabalhar no mesmo piso. As duas faziam o mesmo turno e rapidamente começaram uma amizade.

A lista de coincidências nas suas vidas começou a aumentar. As duas eram sul-coreanas, tinham sido adotadas por famílias americanas e viviam nos EUA. Movidas pela curiosidade, as duas fizeram testes de ADN. Realizados no Canadá, os testes provaram que as duas são irmãs.

"Estava a tremer, tão excitada. Estava eufórica", admitiu O'Brien.

"Meu Deus, estou em choque, sinto-me dormente. Tenho uma irmã", confessou Hughes.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.