sicnot

Perfil

Mundo

Irmãs separadas em criança na Coreia do Sul reencontram-se em adultas nos EUA

Duas irmãs separadas há mais de 30 anos na Coreia do Sul, reencontraram-se num hospital nos Estados Unidos.

Dan Wagner/AP

Eun-Sook, atualmente conhecida por Meagan Hughes, foi retirada pela mãe ao pai, alcóolico, ainda muito pequena. A meia-irmã, Pok-nam Shin (agora Holly Hoyle O'Brien) permaneceu aos cuidados do pai. Quando este morreu, A pequena Pok-nam deu entrada num orfanato em Pusan. Tinha 5 anos. Aos 9, acabou por ser adotada por um casal norte-americano que lhe deu o novo nome e a levou para a Virgínia, nos Estados Unidos.

A sua meia-irmã, Eun-Sook, também tem memórias de um orfanato, mas não se lembra da sua mãe biológica ou do que lhe terá acontecido. Em 1976, foi igualmente adotada por uma família americana e cresceu no Estado de Nova Iorque.

No início deste ano, ao fim de mais de 30 anos, O'Brien foi contratada como enfermeira assistente para o quarto piso de um Hospital da Florida. Três meses mais tarde, Hughes - a sua meia-irmã- começou a trabalhar no mesmo piso. As duas faziam o mesmo turno e rapidamente começaram uma amizade.

A lista de coincidências nas suas vidas começou a aumentar. As duas eram sul-coreanas, tinham sido adotadas por famílias americanas e viviam nos EUA. Movidas pela curiosidade, as duas fizeram testes de ADN. Realizados no Canadá, os testes provaram que as duas são irmãs.

"Estava a tremer, tão excitada. Estava eufórica", admitiu O'Brien.

"Meu Deus, estou em choque, sinto-me dormente. Tenho uma irmã", confessou Hughes.

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.