sicnot

Perfil

Mundo

Irmãs separadas em criança na Coreia do Sul reencontram-se em adultas nos EUA

Duas irmãs separadas há mais de 30 anos na Coreia do Sul, reencontraram-se num hospital nos Estados Unidos.

Dan Wagner/AP

Eun-Sook, atualmente conhecida por Meagan Hughes, foi retirada pela mãe ao pai, alcóolico, ainda muito pequena. A meia-irmã, Pok-nam Shin (agora Holly Hoyle O'Brien) permaneceu aos cuidados do pai. Quando este morreu, A pequena Pok-nam deu entrada num orfanato em Pusan. Tinha 5 anos. Aos 9, acabou por ser adotada por um casal norte-americano que lhe deu o novo nome e a levou para a Virgínia, nos Estados Unidos.

A sua meia-irmã, Eun-Sook, também tem memórias de um orfanato, mas não se lembra da sua mãe biológica ou do que lhe terá acontecido. Em 1976, foi igualmente adotada por uma família americana e cresceu no Estado de Nova Iorque.

No início deste ano, ao fim de mais de 30 anos, O'Brien foi contratada como enfermeira assistente para o quarto piso de um Hospital da Florida. Três meses mais tarde, Hughes - a sua meia-irmã- começou a trabalhar no mesmo piso. As duas faziam o mesmo turno e rapidamente começaram uma amizade.

A lista de coincidências nas suas vidas começou a aumentar. As duas eram sul-coreanas, tinham sido adotadas por famílias americanas e viviam nos EUA. Movidas pela curiosidade, as duas fizeram testes de ADN. Realizados no Canadá, os testes provaram que as duas são irmãs.

"Estava a tremer, tão excitada. Estava eufórica", admitiu O'Brien.

"Meu Deus, estou em choque, sinto-me dormente. Tenho uma irmã", confessou Hughes.

  • "Tudo o que se está a passar no Sporting tem um único responsável: Bruno de Carvalho"
    7:08
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.