sicnot

Perfil

Mundo

Merkel defende política de acolhimento apesar de queda nas sondagens

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou, numa entrevista que será divulgada hoje, que continua a defender a sua política de acolhimento de refugiados na Alemanha, garantindo ser pouco sensível à diminuição da sua popularidade mostrada nas sondagens.

© Wolfgang Rattay / Reuters

"Para mim, faz parte da humanidade fundamental do nosso país o acolher com simpatia um refugiado ou como qualquer outro ser humano", disse a chanceler ao diário alemão Bild.

"As sondagens não são a minha medida padrão", sublinhou Angela Merkel, numa altura em que a popularidade de seu partido, o CDU, caiu para o nível mais baixo dos últimos dois anos, devido a tensões causadas pelo grande afluxo refugiados à Alemanha.

Angela Merkel tem enfrentado cada vez mais críticas à sua política de abertura do país aos refugiados, mas voltou a apelar, na entrevista, a solidariedade da parte da Europa.

"Toda a Europa deve trabalhar para a segurança das fronteiras da União Europeia e para uma distribuição equitativa dos refugiados entre os Estados-membros. E também se deve agir para além da Europa", defendeu a chanceler alemã.

Merkel prometeu acelerar a construção de habitações para melhor acomodar os migrantes na Alemanha, país que espera que, este ano, sejam apresentados entre 800 mil e um milhão de pedidos de asilo.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.