sicnot

Perfil

Mundo

Merkel defende política de acolhimento apesar de queda nas sondagens

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou, numa entrevista que será divulgada hoje, que continua a defender a sua política de acolhimento de refugiados na Alemanha, garantindo ser pouco sensível à diminuição da sua popularidade mostrada nas sondagens.

© Wolfgang Rattay / Reuters

"Para mim, faz parte da humanidade fundamental do nosso país o acolher com simpatia um refugiado ou como qualquer outro ser humano", disse a chanceler ao diário alemão Bild.

"As sondagens não são a minha medida padrão", sublinhou Angela Merkel, numa altura em que a popularidade de seu partido, o CDU, caiu para o nível mais baixo dos últimos dois anos, devido a tensões causadas pelo grande afluxo refugiados à Alemanha.

Angela Merkel tem enfrentado cada vez mais críticas à sua política de abertura do país aos refugiados, mas voltou a apelar, na entrevista, a solidariedade da parte da Europa.

"Toda a Europa deve trabalhar para a segurança das fronteiras da União Europeia e para uma distribuição equitativa dos refugiados entre os Estados-membros. E também se deve agir para além da Europa", defendeu a chanceler alemã.

Merkel prometeu acelerar a construção de habitações para melhor acomodar os migrantes na Alemanha, país que espera que, este ano, sejam apresentados entre 800 mil e um milhão de pedidos de asilo.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa