sicnot

Perfil

Mundo

Merkel defende política de acolhimento apesar de queda nas sondagens

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou, numa entrevista que será divulgada hoje, que continua a defender a sua política de acolhimento de refugiados na Alemanha, garantindo ser pouco sensível à diminuição da sua popularidade mostrada nas sondagens.

© Wolfgang Rattay / Reuters

"Para mim, faz parte da humanidade fundamental do nosso país o acolher com simpatia um refugiado ou como qualquer outro ser humano", disse a chanceler ao diário alemão Bild.

"As sondagens não são a minha medida padrão", sublinhou Angela Merkel, numa altura em que a popularidade de seu partido, o CDU, caiu para o nível mais baixo dos últimos dois anos, devido a tensões causadas pelo grande afluxo refugiados à Alemanha.

Angela Merkel tem enfrentado cada vez mais críticas à sua política de abertura do país aos refugiados, mas voltou a apelar, na entrevista, a solidariedade da parte da Europa.

"Toda a Europa deve trabalhar para a segurança das fronteiras da União Europeia e para uma distribuição equitativa dos refugiados entre os Estados-membros. E também se deve agir para além da Europa", defendeu a chanceler alemã.

Merkel prometeu acelerar a construção de habitações para melhor acomodar os migrantes na Alemanha, país que espera que, este ano, sejam apresentados entre 800 mil e um milhão de pedidos de asilo.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC