sicnot

Perfil

Mundo

Merkel defende política de acolhimento apesar de queda nas sondagens

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou, numa entrevista que será divulgada hoje, que continua a defender a sua política de acolhimento de refugiados na Alemanha, garantindo ser pouco sensível à diminuição da sua popularidade mostrada nas sondagens.

© Wolfgang Rattay / Reuters

"Para mim, faz parte da humanidade fundamental do nosso país o acolher com simpatia um refugiado ou como qualquer outro ser humano", disse a chanceler ao diário alemão Bild.

"As sondagens não são a minha medida padrão", sublinhou Angela Merkel, numa altura em que a popularidade de seu partido, o CDU, caiu para o nível mais baixo dos últimos dois anos, devido a tensões causadas pelo grande afluxo refugiados à Alemanha.

Angela Merkel tem enfrentado cada vez mais críticas à sua política de abertura do país aos refugiados, mas voltou a apelar, na entrevista, a solidariedade da parte da Europa.

"Toda a Europa deve trabalhar para a segurança das fronteiras da União Europeia e para uma distribuição equitativa dos refugiados entre os Estados-membros. E também se deve agir para além da Europa", defendeu a chanceler alemã.

Merkel prometeu acelerar a construção de habitações para melhor acomodar os migrantes na Alemanha, país que espera que, este ano, sejam apresentados entre 800 mil e um milhão de pedidos de asilo.

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.