sicnot

Perfil

Mundo

Rui Machete rejeita intervenção portuguesa no caso das detenções em Angola

Rui Machete rejeita intervenção portuguesa no caso das detenções em Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal não vai intervir na questão da prisão dos 15 ativistas angolanos, sublinhando que se trata de um assunto da Justiça de Angola. Rui Machete adiantou, no entanto, que na próxima quarta-feira Portugal vai participar numa reunião entre os embaixadores da União Europeia e o ministro da Justiça angolano. Entre os 15 jovens detidos desde junho, está o músico Luaty Beirão, que entrou esta segunda-feira no 22º dia de greve de fome, em protesto contra a prisão preventina que já ultrapassou o prazo previsto pela lei angolana.

  • Televisão angolana refere-se pela 1ª vez a Luaty Beirão sem mencionar greve de fome

    Mundo

    Luaty Beirão é um dos rostos mais visíveis da contestação ao regime angolano. O luso angolano, em greve de fome há 21 dias, permanece em estado crítico. Este fim de semana foi transferido para um hospital-prisão e continua a recusar ingerir alimentos ou soro. Este sábado, no dia em que Luaty foi transferido para o hospital prisão, a Televisão Pública de Angola (TPA) referiu-se pela primeira vez ao caso, sem nunca falar em greve de fome. Nas palavras da TPA, Luaty Beirão está debilitado porque passou a ter um comportamento diferente em relação aos alimentos.

  • Portugal reúne com o ministro da justiça angolano sobre Luaty Beirão
    0:51

    País

    Portugal vai participar numa reunião com o ministro da Justiça angolano sobre Luaty Beirão e outros detidos em prisão preventiva. A confirmação é do ministro dos Negócios Estrangeiros. Rui Machete diz que Portugal está a acompanhar a situação do ativista luso-angolano em greve de fome há 22 dias, mas que não vai interferir nas questões de justiça interna de Angola.

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32