sicnot

Perfil

Mundo

Bebés nascidos no verão são mais saudáveis

Os bebés que nascem no verão têm maiores probabilidades de serem mais saudáveis, concluiu um estudo da Universidade de Cambridge.

reuters

Mais pesados no nascimento, mais altos e mais saidáveis no geral. Serão assim os bebés nascidos no verão, de acordo com os investigadores da Unidade de Epidemiologia do Medical Research Council da Universidade de Cambridge.

Mais de 500 mil pessoas estiveram envolvidas no estudo, publicado na revista científica Heliyon, que estudou o desenvolvimento dos homens e das mulheres do Reino Unido.

Os bebés que nasceram em junho, julho e agosto no Reino Unido tinham mais peso à nascença e eram mais altos em adultos, que os restantes. As meninas nascidas no verão chegavam mais tarde à fase da puberdade, concluíram os investigadores.

"Os resultados mostram que o mês do nascimento tem um efeito mensurável no desenvolvimento e na saúde, mas mais investigação é necessária para perceber os mecanismos por detrás deste efeito", explica John Perry, líder da equipa de Cambridge.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.