sicnot

Perfil

Mundo

Bebés nascidos no verão são mais saudáveis

Os bebés que nascem no verão têm maiores probabilidades de serem mais saudáveis, concluiu um estudo da Universidade de Cambridge.

reuters

Mais pesados no nascimento, mais altos e mais saidáveis no geral. Serão assim os bebés nascidos no verão, de acordo com os investigadores da Unidade de Epidemiologia do Medical Research Council da Universidade de Cambridge.

Mais de 500 mil pessoas estiveram envolvidas no estudo, publicado na revista científica Heliyon, que estudou o desenvolvimento dos homens e das mulheres do Reino Unido.

Os bebés que nasceram em junho, julho e agosto no Reino Unido tinham mais peso à nascença e eram mais altos em adultos, que os restantes. As meninas nascidas no verão chegavam mais tarde à fase da puberdade, concluíram os investigadores.

"Os resultados mostram que o mês do nascimento tem um efeito mensurável no desenvolvimento e na saúde, mas mais investigação é necessária para perceber os mecanismos por detrás deste efeito", explica John Perry, líder da equipa de Cambridge.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.