sicnot

Perfil

Mundo

Bebés nascidos no verão são mais saudáveis

Os bebés que nascem no verão têm maiores probabilidades de serem mais saudáveis, concluiu um estudo da Universidade de Cambridge.

reuters

Mais pesados no nascimento, mais altos e mais saidáveis no geral. Serão assim os bebés nascidos no verão, de acordo com os investigadores da Unidade de Epidemiologia do Medical Research Council da Universidade de Cambridge.

Mais de 500 mil pessoas estiveram envolvidas no estudo, publicado na revista científica Heliyon, que estudou o desenvolvimento dos homens e das mulheres do Reino Unido.

Os bebés que nasceram em junho, julho e agosto no Reino Unido tinham mais peso à nascença e eram mais altos em adultos, que os restantes. As meninas nascidas no verão chegavam mais tarde à fase da puberdade, concluíram os investigadores.

"Os resultados mostram que o mês do nascimento tem um efeito mensurável no desenvolvimento e na saúde, mas mais investigação é necessária para perceber os mecanismos por detrás deste efeito", explica John Perry, líder da equipa de Cambridge.

  • Obras no Miradouro de São de Pedro de Alcântara não foram a concurso
    2:50

    País

    As obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, arrancaram esta segunda-feira. A intervenção foi adjudicada à construtora Teixeira Duarte sem concurso público. A autarquia justifica esta decisão com o caráter urgente da obra, argumento que não consta do relatório do Laboratório Nacional de Engenheria Civil, a que a SIC teve acesso.

  • Rajadas de vento em Moscovo atingem os 110 km/hora
    0:57

    Mundo

    A passagem de uma tempestade por Moscovo fez pelo menos 11 mortos e mais de 50 feridos. Os ventos fortes, que chegaram aos 110 km/hora, destruíram carros e telhados e provocaram atrasos nos transportes. Na região de Stavropol, mais de 60 mil pessoas foram retiradas de casa por perigo de cheias.