sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan anuncia abertura de inquérito ao ataque de sábado na Turquia

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, admitiu hoje possíveis "falhas de Estado" e anunciou a abertura de um inquérito ao ataque de sábado em Ancara, no qual morreram 97 pessoas, mas recusou a demissão de ministros.

© Stringer Turkey / Reuters

"Demitir de imediato, não é uma solução. Se tiver havido negligência serão dados os passos necessários, ninguém o duvide", afirmou Erdogan.

Questionado, pela oposição política, sobre o seu papel no mais recente ataque no país, o chefe de Estado disse que pediu ao Conselho Estatal de Controlo para iniciar uma investigação ao ocorrido.

Aquele conselho tem poderes para investigar todos os órgãos de Estado da Turquia, excetuando as forças de defesa e o sistema judicial.

Na sua primeira aparição pública, depois do duplo atentado suicida de sábado, Erdogan recusou demitir os ministros do Interior e da Justiça, como pediu a oposição.

Para o Presidente da Turquia, a autoria do atentado deverá ter sido do grupo extremista Estado Islâmico, como já defendeu o Governo.

"No nosso país há organizações que realizaram atos contra a Turquia e que saíram do Estado Islâmico, originário da Síria e do Iraque", admitiu Erdogan.

A imprensa turca noticiava hoje que as investigações se centram num círculo 'jihadista' do sudeste da Turquia, conhecido pela polícia desde há meses por estar envolvido em outros atentados à bomba em junho e julho.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.