sicnot

Perfil

Mundo

Jorge Sampaio apela a "menos oratória e mais atuação concertada" em torno da agenda humanitária

Jorge Sampaio pediu hoje mais ação e menos palavras. Na Conferência Internacional do Ano Europeu para o Desenvolvimento, o antigo chefe de Estado recusou pronunciar-se sobre o atual contexto político do país mas pediu ao próximo governo que tenha a boa governação como prioridade.

O antigo Presidente da República admitiu que o momento atual é de grandes desafios geopoliticos, de economias voláteis e de lideranças pouco afirmativas, que acabam por resultar em crises, que têm como protagonistas migrantes e refugiados.

Jorge Sampaio lembrou que são problemas que exigem respostas rápidas e apelou a "menos oratória e mais atuação concertada" em torno da agenda humanitária.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.