sicnot

Perfil

Mundo

Mãos biónicas de princesas e super-heróis

As crianças com membros amputados poderão ter uma mão biónica com o super-herói ou a princesa favoritos. A ideia é reduzir o estigma e ajudar as crianças a ganhar mais confiança e também diversão.

Quer preferiram a garra do Iron Man, o sabre de Star Wars ou a luva brilhante da Princesa Elsa, as crianças que necessitem podem agora encarnar em três das personagens da Disney. A empresa responsável é a Open Bionics, uma startup britânica que usa impressões 3D. As mãos custarão cerca de mil dólares (cerca de 870 euros) e estarão disponíveis a partir de 2016.

A Open Bionics faz parte do Programa Disney Accelerator 2015, que seleciona empresas e apoia a inovação tecnológica, dando-lhes acesso aos meios da Walt Disney Company.

As três versões para já criadas - Iron Man, Frozen e Star Wars - têm iluminação LED e, no caso do Iron Man, um motor vibratório para quando o utilizador quiser disparar um "rocket".

  • Fogo em Setúbal dominado
    2:31

    País

    O incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal está dominado. As chamas chegaram a ameaçar as casas, o que obrigou à retirada de cerca de 500 pessoas das habitações, como medida de precaução. Também o Hotel do Sado teve de ser evacuado.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.