sicnot

Perfil

Mundo

Mãos biónicas de princesas e super-heróis

As crianças com membros amputados poderão ter uma mão biónica com o super-herói ou a princesa favoritos. A ideia é reduzir o estigma e ajudar as crianças a ganhar mais confiança e também diversão.

Quer preferiram a garra do Iron Man, o sabre de Star Wars ou a luva brilhante da Princesa Elsa, as crianças que necessitem podem agora encarnar em três das personagens da Disney. A empresa responsável é a Open Bionics, uma startup britânica que usa impressões 3D. As mãos custarão cerca de mil dólares (cerca de 870 euros) e estarão disponíveis a partir de 2016.

A Open Bionics faz parte do Programa Disney Accelerator 2015, que seleciona empresas e apoia a inovação tecnológica, dando-lhes acesso aos meios da Walt Disney Company.

As três versões para já criadas - Iron Man, Frozen e Star Wars - têm iluminação LED e, no caso do Iron Man, um motor vibratório para quando o utilizador quiser disparar um "rocket".

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.