sicnot

Perfil

Mundo

O inseto mais pequeno do mundo mede 0,325 milímetros

Um cientista russo afirma ter descoberto o inseto mais pequeno do mundo que vive por si só, sem ser parasita. Foi detetado na Nicarágua em 1999 mas só agora foi definido o seu tamanho concreto.

Alexey Polilov

A Scydosella musawasensis, um escaravelho amarelo-acastanhado, mede 0,325 milímetros, tem o corpo oval e alongado e uma atena segmentada em 10 partes, conseguiu determinar Alexey Polilov, professor na Lomonosov Moscow State University.

Há insetos mais pequenos, mas são parasitas. A Scydosella musawasensis não necessita de um hospedeiro para sobreviver. Este escaravelho habita em locais onde existe grandes quantidades de folhas e árvores em decomposição.

  • Veio para Portugal para estar mais perto da natureza mas o fogo levou-lhe tudo
    4:59
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão