sicnot

Perfil

Mundo

O inseto mais pequeno do mundo mede 0,325 milímetros

Um cientista russo afirma ter descoberto o inseto mais pequeno do mundo que vive por si só, sem ser parasita. Foi detetado na Nicarágua em 1999 mas só agora foi definido o seu tamanho concreto.

Alexey Polilov

A Scydosella musawasensis, um escaravelho amarelo-acastanhado, mede 0,325 milímetros, tem o corpo oval e alongado e uma atena segmentada em 10 partes, conseguiu determinar Alexey Polilov, professor na Lomonosov Moscow State University.

Há insetos mais pequenos, mas são parasitas. A Scydosella musawasensis não necessita de um hospedeiro para sobreviver. Este escaravelho habita em locais onde existe grandes quantidades de folhas e árvores em decomposição.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.