sicnot

Perfil

Mundo

O inseto mais pequeno do mundo mede 0,325 milímetros

Um cientista russo afirma ter descoberto o inseto mais pequeno do mundo que vive por si só, sem ser parasita. Foi detetado na Nicarágua em 1999 mas só agora foi definido o seu tamanho concreto.

Alexey Polilov

A Scydosella musawasensis, um escaravelho amarelo-acastanhado, mede 0,325 milímetros, tem o corpo oval e alongado e uma atena segmentada em 10 partes, conseguiu determinar Alexey Polilov, professor na Lomonosov Moscow State University.

Há insetos mais pequenos, mas são parasitas. A Scydosella musawasensis não necessita de um hospedeiro para sobreviver. Este escaravelho habita em locais onde existe grandes quantidades de folhas e árvores em decomposição.

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.