sicnot

Perfil

Mundo

Polícia detém na Nova Zelândia empresário suspeito no caso do leite contaminado

Um empresário de 60 anos foi detido na Nova Zelândia por suspeitas no envolvimento no caso do leite para crianças contaminado, que teve de ser retirado não só dos mercados neozelandeses, como de vários países asiático como da China ou da Tailândia.

O leite contaminado teve de ser retirado não só dos mercados neozelandeses, como de vários países asiático como da China ou da Tailândia (AP/ Arquivo)

O leite contaminado teve de ser retirado não só dos mercados neozelandeses, como de vários países asiático como da China ou da Tailândia (AP/ Arquivo)

Sanka Gayashan

Depois de quase 1 ano de investigação, a polícia conseguiu levar a tribunal o responsável pela maior empresa de laticínios do país, que representam mais de 7% do PIB da Nova Zelândia.

Depois das primeiras suspeitas, ainda em 2013, os produtos da marca Fonterra foram retirados, por suspeitas de conterem uma bactéria responsável pelo botulismo. Suspeitas que, mais tarde, se provaram falsas mas que abalaram um dos maiores exportadores de produtos lácteos do mundo.

Já este ano registou-se um novo alerta para o leite em pó desta marca, desta vez devido à presença de um pesticida que obrigou à suspensão de venda dos produtos, em março.

A investigação policial concluiu que o homem, agora detido, agiu sozinho. Apesar desta conclusão, a investigação vai continuar.

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • "É terrorismo, politiquice e interesse económico"
    0:45

    País

    A situação em Mação, no distrito de Santarém, continua muito complicada para os operacionais e para as populações que tentam combater as chamas. Os populares dizem que é de "lastimar" a aflição que se vive.

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.