sicnot

Perfil

Mundo

Polícia indiana detém suspeito de violação de menina de 4 anos

A polícia indiana anunciou hoje a detenção do principal suspeito de um brutal ataque perpetrado contra uma menina de quatro anos que foi violada e golpeada com uma lâmina antes de ser abandonada junto a uma linha de comboio.

© Ahmad Masood / Reuters

A criança, que se encontra nos cuidados intensivos, brincava junto de casa, localizada numa zona pobre de Nova Deli, quando desapareceu na sexta-feira.

Segundo os media locais, a menina sofreu graves ferimentos internos e aparentemente foi golpeada com um objeto pontiagudo.

"Prendemos o principal suspeito, que é um jovem desempregado de 25 anos. Ele costumava visitar a zona com frequência e era conhecido da vítima", disse fonte policial à agência AFP.

"Estamos a verificar se esteve envolvido em casos anteriores de agressão sexual. Também estamos a interrogar outras pessoas", afirmou, sob a condição de anonimato.

A polícia acredita que o ataque envolveu mais do que uma pessoa e tem vindo a interrogar outros suspeitos, apesar de só ter efetuado uma detenção até ao momento.

Este caso é o mais recente de uma série de violações sexuais na Índia que volta a colocar em evidência os assustadores níveis de violência de que são alvo as mulheres no segundo país mais populoso do mundo.

A Índia registou 36.735 casos de violação em 2014 -- 2.096 dos quais em Nova Deli.

Porém, segundo especialistas, os números encontrar-se-ão subestimados, representando apenas uma fração da verdadeira escala do problema.

A questão da violação tornou-se mais sensível na Índia depois de um caso ocorrido em 2012, quando uma estudante foi vítima de uma violação coletiva num autocarro, em Nova Deli, e acabou por morrer devido aos ferimentos que lhe foram provocados, demonstrando a agressividade do ataque.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.