sicnot

Perfil

Mundo

Quase 40 mortos em combates no noroeste da Síria

Pelo menos 39 pessoas morreram nas últimas horas em combates entre as forças do regime sírio e fações islâmicas pelo controlo da localidade de Kafr Nabuda, no noroeste da Síria, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

SIC

Do total das vítimas, pelo menos 25 são efetivos e milicianos governamentais, alguns de nacionalidade não síria, enquanto os restantes são rebeldes.

Ambas as partes disputam o domínio de Kafr Nabuda, na província central de Hama, cujo controlo o exército havia tomado na segunda-feira, ainda que os rebeldes tenham conseguido conquistar terreno mais tarde.

Os combates prosseguiam hoje na periferia dessa povoação e na zona de Al Sukaik.

Esta quinta-feira, as forças armadas sírias anunciaram o lançamento de uma ofensiva de grande escala contra os "terroristas".

As operações militares centram-se nas províncias de Hama e Latakia e contam com a cobertura de aviões russos que estão a bombardear bases dos seus oponentes.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.