sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente paquistanesa imola-se pelo fogo depois de polícia recusar queixa de violação

Uma adolescente paquistanesa que alegou ter sido violada por agentes das forças policiais paquistanesas imolou-se pelo fogo na terça-feira, depois de a polícia local ter recusado agir perante a sua queixa, divulgaram hoje fontes oficiais e ativistas.

© Faisal Mahmood / Reuters

Dois polícias foram detidos depois de a jovem, identificada como Sonia Bibi, se ter imolado pelo fogo na terça-feira no exterior das instalações de uma esquadra do distrito de Muzaffargarh, na província de Punjab (centro do Paquistão).

A adolescente foi levada imediatamente para um hospital na cidade de Multan, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

"Podemos confirmar que Sonia cometeu suicídio, imolando-se pelo fogo. Ela acusou alguns polícias de violação e ninguém ouviu a sua queixa", afirmou uma porta-voz da polícia paquistanesa, Nabila Ghazanfar, em declarações à agência francesa AFP, a partir de Lahore.

"Foi constituída uma comissão para investigar o assunto", disse a mesma porta-voz.

Awais Malik, um alto funcionário da polícia de Muzaffargarh, confirmou a detenção de dois agentes, acrescentando que o chefe da esquadra envolvida neste caso foi suspenso do cargo devido à sua inação perante a queixa da jovem.

"Sonia alegou que tinha sido sequestrada e violada por dois polícias, mas ninguém registou este caso, apesar da queixa da adolescente. Prendemos os presumíveis violadores", indicou Awais Malik.

A violência física e sexual contra mulheres é uma prática regular no Paquistão, um país muçulmano profundamente conservador e patriarcal.

Lusa

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.