sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente paquistanesa imola-se pelo fogo depois de polícia recusar queixa de violação

Uma adolescente paquistanesa que alegou ter sido violada por agentes das forças policiais paquistanesas imolou-se pelo fogo na terça-feira, depois de a polícia local ter recusado agir perante a sua queixa, divulgaram hoje fontes oficiais e ativistas.

© Faisal Mahmood / Reuters

Dois polícias foram detidos depois de a jovem, identificada como Sonia Bibi, se ter imolado pelo fogo na terça-feira no exterior das instalações de uma esquadra do distrito de Muzaffargarh, na província de Punjab (centro do Paquistão).

A adolescente foi levada imediatamente para um hospital na cidade de Multan, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

"Podemos confirmar que Sonia cometeu suicídio, imolando-se pelo fogo. Ela acusou alguns polícias de violação e ninguém ouviu a sua queixa", afirmou uma porta-voz da polícia paquistanesa, Nabila Ghazanfar, em declarações à agência francesa AFP, a partir de Lahore.

"Foi constituída uma comissão para investigar o assunto", disse a mesma porta-voz.

Awais Malik, um alto funcionário da polícia de Muzaffargarh, confirmou a detenção de dois agentes, acrescentando que o chefe da esquadra envolvida neste caso foi suspenso do cargo devido à sua inação perante a queixa da jovem.

"Sonia alegou que tinha sido sequestrada e violada por dois polícias, mas ninguém registou este caso, apesar da queixa da adolescente. Prendemos os presumíveis violadores", indicou Awais Malik.

A violência física e sexual contra mulheres é uma prática regular no Paquistão, um país muçulmano profundamente conservador e patriarcal.

Lusa

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.