sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente paquistanesa imola-se pelo fogo depois de polícia recusar queixa de violação

Uma adolescente paquistanesa que alegou ter sido violada por agentes das forças policiais paquistanesas imolou-se pelo fogo na terça-feira, depois de a polícia local ter recusado agir perante a sua queixa, divulgaram hoje fontes oficiais e ativistas.

© Faisal Mahmood / Reuters

Dois polícias foram detidos depois de a jovem, identificada como Sonia Bibi, se ter imolado pelo fogo na terça-feira no exterior das instalações de uma esquadra do distrito de Muzaffargarh, na província de Punjab (centro do Paquistão).

A adolescente foi levada imediatamente para um hospital na cidade de Multan, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

"Podemos confirmar que Sonia cometeu suicídio, imolando-se pelo fogo. Ela acusou alguns polícias de violação e ninguém ouviu a sua queixa", afirmou uma porta-voz da polícia paquistanesa, Nabila Ghazanfar, em declarações à agência francesa AFP, a partir de Lahore.

"Foi constituída uma comissão para investigar o assunto", disse a mesma porta-voz.

Awais Malik, um alto funcionário da polícia de Muzaffargarh, confirmou a detenção de dois agentes, acrescentando que o chefe da esquadra envolvida neste caso foi suspenso do cargo devido à sua inação perante a queixa da jovem.

"Sonia alegou que tinha sido sequestrada e violada por dois polícias, mas ninguém registou este caso, apesar da queixa da adolescente. Prendemos os presumíveis violadores", indicou Awais Malik.

A violência física e sexual contra mulheres é uma prática regular no Paquistão, um país muçulmano profundamente conservador e patriarcal.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.