sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente paquistanesa imola-se pelo fogo depois de polícia recusar queixa de violação

Uma adolescente paquistanesa que alegou ter sido violada por agentes das forças policiais paquistanesas imolou-se pelo fogo na terça-feira, depois de a polícia local ter recusado agir perante a sua queixa, divulgaram hoje fontes oficiais e ativistas.

© Faisal Mahmood / Reuters

Dois polícias foram detidos depois de a jovem, identificada como Sonia Bibi, se ter imolado pelo fogo na terça-feira no exterior das instalações de uma esquadra do distrito de Muzaffargarh, na província de Punjab (centro do Paquistão).

A adolescente foi levada imediatamente para um hospital na cidade de Multan, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

"Podemos confirmar que Sonia cometeu suicídio, imolando-se pelo fogo. Ela acusou alguns polícias de violação e ninguém ouviu a sua queixa", afirmou uma porta-voz da polícia paquistanesa, Nabila Ghazanfar, em declarações à agência francesa AFP, a partir de Lahore.

"Foi constituída uma comissão para investigar o assunto", disse a mesma porta-voz.

Awais Malik, um alto funcionário da polícia de Muzaffargarh, confirmou a detenção de dois agentes, acrescentando que o chefe da esquadra envolvida neste caso foi suspenso do cargo devido à sua inação perante a queixa da jovem.

"Sonia alegou que tinha sido sequestrada e violada por dois polícias, mas ninguém registou este caso, apesar da queixa da adolescente. Prendemos os presumíveis violadores", indicou Awais Malik.

A violência física e sexual contra mulheres é uma prática regular no Paquistão, um país muçulmano profundamente conservador e patriarcal.

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40
  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.