sicnot

Perfil

Mundo

Demitidos três altos cargos da polícia de Ancara após atentados

Três altos quadros da polícia de Ancara foram demitidos hoje na sequência do duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana, na capital turca, que fez 97 mortos.

O duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana na capital turca, causou 97 mortos

O duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana na capital turca, causou 97 mortos

© Stringer Turkey / Reuters

O Ministério do Interior turco afirmou que os funcionários demitidos são o chefe da polícia da área metropolitana de Ancara e os seus chefes dos serviços secretos e de segurança pública, perante as acusações de que houve falhas de segurança.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, prestou hoje homenagem às vítimas, depositando uma coroa de flores em frente à estação ferroviária onde, no passado sábado, dois bombistas suicidas se fizeram explodir no meio de uma multidão que participava numa marcha a favor da paz, convocada por movimentos de oposição.

O governo afirmou que o grupo autoproclamado Estado Islâmico (EI) figura como o principal suspeito daquele que figura como o ataque mais mortífero da Turquia que também deixou mais de meio milhar feridos.

Na terça-feira, Recep Tayyip Erdogan, admitiu possíveis "falhas de Estado" e anunciou a abertura de um inquérito ao ataque, mas recusou a demissão de ministros, como pediu a oposição.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.