sicnot

Perfil

Mundo

Demitidos três altos cargos da polícia de Ancara após atentados

Três altos quadros da polícia de Ancara foram demitidos hoje na sequência do duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana, na capital turca, que fez 97 mortos.

O duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana na capital turca, causou 97 mortos

O duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana na capital turca, causou 97 mortos

© Stringer Turkey / Reuters

O Ministério do Interior turco afirmou que os funcionários demitidos são o chefe da polícia da área metropolitana de Ancara e os seus chefes dos serviços secretos e de segurança pública, perante as acusações de que houve falhas de segurança.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, prestou hoje homenagem às vítimas, depositando uma coroa de flores em frente à estação ferroviária onde, no passado sábado, dois bombistas suicidas se fizeram explodir no meio de uma multidão que participava numa marcha a favor da paz, convocada por movimentos de oposição.

O governo afirmou que o grupo autoproclamado Estado Islâmico (EI) figura como o principal suspeito daquele que figura como o ataque mais mortífero da Turquia que também deixou mais de meio milhar feridos.

Na terça-feira, Recep Tayyip Erdogan, admitiu possíveis "falhas de Estado" e anunciou a abertura de um inquérito ao ataque, mas recusou a demissão de ministros, como pediu a oposição.

Lusa

  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.