sicnot

Perfil

Mundo

Demitidos três altos cargos da polícia de Ancara após atentados

Três altos quadros da polícia de Ancara foram demitidos hoje na sequência do duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana, na capital turca, que fez 97 mortos.

O duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana na capital turca, causou 97 mortos

O duplo atentado bombista, ocorrido no fim de semana na capital turca, causou 97 mortos

© Stringer Turkey / Reuters

O Ministério do Interior turco afirmou que os funcionários demitidos são o chefe da polícia da área metropolitana de Ancara e os seus chefes dos serviços secretos e de segurança pública, perante as acusações de que houve falhas de segurança.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, prestou hoje homenagem às vítimas, depositando uma coroa de flores em frente à estação ferroviária onde, no passado sábado, dois bombistas suicidas se fizeram explodir no meio de uma multidão que participava numa marcha a favor da paz, convocada por movimentos de oposição.

O governo afirmou que o grupo autoproclamado Estado Islâmico (EI) figura como o principal suspeito daquele que figura como o ataque mais mortífero da Turquia que também deixou mais de meio milhar feridos.

Na terça-feira, Recep Tayyip Erdogan, admitiu possíveis "falhas de Estado" e anunciou a abertura de um inquérito ao ataque, mas recusou a demissão de ministros, como pediu a oposição.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.