"Dia de Raiva", tensão extrema entre palestinianos e israelitas
























14.10.2015 11h08
A tensão tem vindo a aumentar no Médio Oriente e atingiu esta terça-feira, 13 de outubro, níveis de grande violência. Grupos palestinianos classificaram-no como "Dia de Raiva". Ataques registados em Jerusalém e Telavive , que envolveram também armas brancas, causaram a morte de pelo menos três israelitas e cerca de 30 feridos.
O Governo israelita decidiu aplicar uma série de médias preventivas nos bairros do leste de Jerusalém, que Israel ocupa desde 1967, devido à onda de violência que sacode a região desde o passado dia 1 e que já causou a morte de sete israelitas e cerca de 30 palestinianos, 11 dos quais após realizarem ou tentarem realizar atentados, segundo fontes policiais.
Entre as medidas mais polémicas, pela conotação política e em termos dos direitos civis, estão as de "fechar" as populações palestinianas da parte oriental da cidade, destruir as casas dos "terroristas" sem permitir que possam ser reconstruídas, e a revogação da residência e de outros direitos básicos dos que desfrutam pelo seu estatuto de residentes em Jerusalém.
Os ataques com recurso a facas contra israelitas aumentaram substancialmente desde as festividades do ano novo judaico, no fim do mês passado. O atual pico de violência entre israelitas e palestinianos decorre de uma disputa sobre direitos de visitas à Cidade Antiga de Jerusalém, zona de culto para judeus e muçulmanos. A comunidade islâmica teme que Israel controle o complexo onde fica a mesquita Al-Aqsa, o local mais sagrado do islamismo fora da Península Arábica.
Relacionados
- 2:29
EUA preocupados com escalada de violência no Médio Oriente
A Casa Branca condenou os ataques em Jerusalém e fala em preocupação com a escalada da violência entre israelitas e palestinianos. No dia em que subiu para 35 o número de mortos de um mês de violência, o primeiro-ministro israelita anunciou medidas adicionais de segurança.
-
Três mortos e vários feridos em ataques esta manhã em Jerusalém
Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas em dois ataques, esta manhã, em Jerusalém. Duas pessoas esfaquearam e dispararam sobre outras, junto a uma paragem de autocarros. Quase em simultâneo, noutra zona de Jerusalém, há noticia de um outro ataque com recurso a arma branca, oito pessoas ficaram feridas.
-
Israel promete derrotar o terrorismo
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu hoje derrotar o "terrorismo" após o aumento de ataques com facas perpetrados por palestinianos, incluindo quatro hoje em Jerusalém.
-
Abatido homem que esfaqueou polícia israelita em Jerusalém
Um árabe esfaqueou hoje um polícia israelita junto a uma entrada da Cidade Velha de Jerusalém e foi abatido pelas forças de segurança, no mais recente ataque com recurso a uma faca, informou a polícia.
- 1:36
Confrontos entre palestinianos e polícia israelita em mesquita de Jerusalém
A Esplanada das Mesquitas na Cidade Velha de Jerusalém foi esta manhã palco de confrontos entre a polícia israelita e palestinianos, a poucas horas da celebração do Ano Novo judaico.
Na Homepage
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
- 0:57
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30