sicnot

Perfil

Mundo

Governo do Sudão acusado de impedir entrega de rações à missão da ONU no Darfur

As autoridades sudanesas estão a impedir a entrega de rações e outros mantimentos necessários destinados às tropas que integram a Missão da União Africana-ONU no Darfur (UNAMID), acusou hoje o embaixador britânico nas Nações Unidas, Matthew Rycroft.

© Mohamed Nureldin Abdallah / R

"Eles estão a reter rações cruciais e outras mercadorias (na cidade marítima) de Port Sudan destinado às tropas da UNAMID", afirmou aos jornalistas Matthew Rycroft, apelando ao governo sudanês para "parar" com o embargo que "vem acontecendo há semanas".

A menos que o executivo de Cartum levante o bloqueio, a ONU terá de tomar medidas adicionais para entregar os suplementos, que podem resultar em milhões de dólares de custos adicionais para o orçamento de manutenção da paz, alertou Matthew Rycroft.

O diplomata ameaçou apresentar a questão no decurso da reunião de hoje do Conselho de Segurança da ONU.

Face à situação, o custo mensal total para obter suprimentos necessários visando garantir as forças de paz no terreno poderá aumentar de 2,6 milhões para 11,3 milhões de euros, estimou Matthew Rycroft.

Criada em 2007, a missão, integra 17.000 soldados e policias e tem uma estrutura de duplo comando da ONU e União Africana que garante ajuda humanitária e a proteção de civis na região do Darfur, que há 12 anos é palco de violência entre rebeldes e o governo de Cartum.

O conflito já provocou 300 mil mortos e dois milhões de deslocados internos, segundo estimativas das Nações Unidas.

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14

    Crise Migratória na Europa

    Mais de 160 pessoas foram resgatadas de uma embarcação de borracha que estava à deriva junto à zona costeira da Líbia. As imagens do resgate são de aflição, lágrimas e gritos. "Estou grávida! Estou a morrer!", disse uma das mulheres que conseguiu salvar-se. Foram ainda encontrados 13 cadáveres no fundo do barco, entre eles mães e mulheres grávidas. As imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.