sicnot

Perfil

Mundo

Maior tamanho do cérebro não implica mais inteligência

A inteligência humana está menos relacionada com o tamanho do cérebro do que com a forma da estrutura deste órgão, concluiu um estudo divulgado esta quarta-feira por uma equipa de cientistas internacionais, coordenada pela Universidade de Viena, Áustria.

Uma das conclusões da pesquisa revela que os homens, embora, geralmente, tenham cérebros maiores do que as mulheres, não apresentam habilidades cognitivas maiores que as pessoas do sexo feminino. (Arquivo)

Uma das conclusões da pesquisa revela que os homens, embora, geralmente, tenham cérebros maiores do que as mulheres, não apresentam habilidades cognitivas maiores que as pessoas do sexo feminino. (Arquivo)

© Denis Balibouse / Reuters

Os resultados deste estudo demonstram que, até agora, os cientistas haviam "sobrestimado" a suposta ligação entre o tamanho do cérebro e o desempenho intelectual do ser humano, disse o pesquisador de Ciências Cognitivas da Universidade de Viena, Jacob Pietschnig, citado pela agência austríaca APA.

A equipa de Jacob Pietschnig resumiu 88 estudos sobre o tema, abrangendo mais de 8.000 casos, e publicou seus resultados na semana passada na revista científica Neuroscience & Biobehavioral Reviews.

Uma das conclusões da pesquisa revela que os homens, embora, geralmente, tenham cérebros maiores do que as mulheres, não apresentam habilidades cognitivas maiores que as pessoas do sexo feminino.

Jacob Pietschnig observou ainda que alguns dos participantes do estudo com um cérebro anormalmente grande também demonstraram possuir inteligência abaixo da média.

A importância da estrutura do cérebro também é ilustrada com casos de certos animais com um cérebro maior, que, no entanto, não são conhecidos como sendo grandes intelectuais, tal é caso do cachalote (baleia gigantesca de cor cinzenta), cujo cérebro pesa nove quilogramas.

Lusa

  • Gravidez altera o cérebro feminino

    Mundo

    A gravidez altera o cérebro da mulher devido ao aumento de hormonas, que vão influenciar o sistema nervoso central, concluem vários estudos. As conclusões vêm também ajudar a esclarecer se a terapia hormonal de substituição na menopausa contribui para o desenvolvimento da doença de Alzheimer nas mulheres.

  • Lesão cerebral "ajuda a parar de fumar"

    Mundo

    Uma região particular do cérebro poderá ser responsável pela dependência da nicotina, revela um estudo norte-americano. Uma lesão cerebral nessa região mostrou aos cientistas que as pessoas afectadas deixaram mais facilmente de fumar.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.