sicnot

Perfil

Mundo

Maior tamanho do cérebro não implica mais inteligência

A inteligência humana está menos relacionada com o tamanho do cérebro do que com a forma da estrutura deste órgão, concluiu um estudo divulgado esta quarta-feira por uma equipa de cientistas internacionais, coordenada pela Universidade de Viena, Áustria.

Uma das conclusões da pesquisa revela que os homens, embora, geralmente, tenham cérebros maiores do que as mulheres, não apresentam habilidades cognitivas maiores que as pessoas do sexo feminino. (Arquivo)

Uma das conclusões da pesquisa revela que os homens, embora, geralmente, tenham cérebros maiores do que as mulheres, não apresentam habilidades cognitivas maiores que as pessoas do sexo feminino. (Arquivo)

© Denis Balibouse / Reuters

Os resultados deste estudo demonstram que, até agora, os cientistas haviam "sobrestimado" a suposta ligação entre o tamanho do cérebro e o desempenho intelectual do ser humano, disse o pesquisador de Ciências Cognitivas da Universidade de Viena, Jacob Pietschnig, citado pela agência austríaca APA.

A equipa de Jacob Pietschnig resumiu 88 estudos sobre o tema, abrangendo mais de 8.000 casos, e publicou seus resultados na semana passada na revista científica Neuroscience & Biobehavioral Reviews.

Uma das conclusões da pesquisa revela que os homens, embora, geralmente, tenham cérebros maiores do que as mulheres, não apresentam habilidades cognitivas maiores que as pessoas do sexo feminino.

Jacob Pietschnig observou ainda que alguns dos participantes do estudo com um cérebro anormalmente grande também demonstraram possuir inteligência abaixo da média.

A importância da estrutura do cérebro também é ilustrada com casos de certos animais com um cérebro maior, que, no entanto, não são conhecidos como sendo grandes intelectuais, tal é caso do cachalote (baleia gigantesca de cor cinzenta), cujo cérebro pesa nove quilogramas.

Lusa

  • Gravidez altera o cérebro feminino

    Mundo

    A gravidez altera o cérebro da mulher devido ao aumento de hormonas, que vão influenciar o sistema nervoso central, concluem vários estudos. As conclusões vêm também ajudar a esclarecer se a terapia hormonal de substituição na menopausa contribui para o desenvolvimento da doença de Alzheimer nas mulheres.

  • Lesão cerebral "ajuda a parar de fumar"

    Mundo

    Uma região particular do cérebro poderá ser responsável pela dependência da nicotina, revela um estudo norte-americano. Uma lesão cerebral nessa região mostrou aos cientistas que as pessoas afectadas deixaram mais facilmente de fumar.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Passageiros do voo da Southwest Airlines usaram as máscaras de oxigénio ao contrário

    Mundo

    Uma pessoa morreu e sete outras ficaram feridas esta terça-feira depois de um avião da Southwest Airlines ter aterrado de emergência no aeroporto de Filadélfia, nos Estados Unidos. Ao longo da semana várias pessoas ligadas à aviação fizeram comentários sobre a forma como os passageiros utilizaram as máscaras de oxigénio, como é o caso de Bobby Laurie, um ex-comissário de bordo.

    SIC

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16