sicnot

Perfil

Mundo

Navio com resíduos nucleares suscita preocupações em França

O navio BBC Shanghai, que deve transportar para a Austrália resíduos nucleares tratados em França e cuja segurança foi posta em causa, chegou esta quarta-feira ao porto de Cherbourg, noroeste do país.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Mike Blake / Reuters

O grupo francês Areva anunciou na sexta-feira que preparava um transporte de lixo nuclear com destino à Austrália a bordo deste navio pertencente à companhia alemã BBC Chartering, com pavilhão da Antígua e Barbuda. O grupo nuclear não precisou a data da viagem.

No entanto, o vice-presidente da Assembleia nacional, o ecologista Denis Baupin, pediu na segunda-feira a "proibição de utilização para o transporte previsto em direção à Austrália".

"O BBC Shanghai surge com efeito em diversas listas negras ao nível internacional. É em particular indesejado nos Estados Unidos, e este ano foi objeto de diversas retenções em diferentes portos por defeito de segurança", recordou o deputado numa carta enviada à ministra da Ecologia, Ségolène Royal, renovando desta forma os alertas das organizações não-governamentais Greenpeace e Robim dos Bosques.

O BBC Shanghai "foi detido em Bilbau [País Basco, Espanha] por 13 deficiências em agosto de 2010, em Gladstone [Austrália] por 11 deficiências em março de 2014 e em Honolulu [Hawai] por oito deficiências em março de 2015 (...) 43 outras deficiências técnicas foram detetadas a bordo do navio, designadamente em Dunquerque em 2009 e em Montoir de Bretagne em 2004", precisou a associação Robim dos Bosques, especializada na defesa do meio ambiente marinho.

Por sua vez, os ecologistas defendem o regresso dos detritos nucleares ao país de origem, mas não a bordo do navio.

A Autoridade de Segurança Nacional, a quem o Greenpeace pediu para proibir a utilização desta embarcação para o transporte deste lixo nuclear, anunciou que vai inspecionar a carga na quinta-feira.

Segundo o grupo Areva, estes detritos nucleares australianos, muito radioativos, estão colocados em duas embalagens equivalentes ao carregamento para um comboio de dois vagões de matéria nuclear.

O grupo assegura que "a companhia e o navio utilizados apresentam todas as garantias necessárias em matéria de segurança e confiança".

O transporte deve ser assegurado pela ANSTO, a Agência australiana das ciências e tecnologias nucleares.

Segundo a Greenpeace, os detritos nucleares devem ser reenviados legalmente para a Austrália até 01 de janeiro de 2016.

Lusa

  • "Temos de jogar melhor do que frente à Espanha"
    0:45
  • Ronaldo é o jogador que mais preocupa os marroquinos
    2:35
  • Recorda-se de Tahar? O ex-futebolista marroquino que já jogou em Portugal
    6:10
  • "Somos 11 milhões, queremos ser campeões e as russas são grandes canhões"
    3:54
  • Denis Cheryshev: o orgulho dos anfitriões

    Mundial 2018 / Rússia

    O avançado Denis Cheryshev foi eleito o Homem do Jogo entre Rússia e Egito, que os russos venceram por 3-1. Marcou o segundo golo dos anfitriões, o terceiro em nome próprio no Mundial e juntou-se a Cristiano Ronaldo no topo da lista de melhores marcadores. Aos 27 anos e a jogar o primeiro Mundial da carreira, Cheryshev continua a assumir-se como um dos principais rostos da esperança russa para o sucesso desta campanha. Depois de já ter sido o melhor em campo no triunfo sobre a Arábia Saudita, a nação anfitriã vê-o como uma espécie de porta-estandarte do orgulho russo na defesa da pátria.

  • Gato Achilles acerta no resultado do Rússia-Egito

    Desporto

    O gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. Depois de ter acertado na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita, o felino voltou a apostar na equipa certa, com os russos a vencerem esta terça-feira o Egipto por 3-1.

  • Os momentos que marcaram o 6.º dia de Mundial
    0:58
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O espetáculo fora das quatro linhas
    2:30
  • "Quando o Cristiano Ronaldo te convidar para almoçar, recusa"

    Desporto

    Na possibilidade de ser convidado por Cristiano Ronaldo para um almoço ou jantar, recuse. Este é o conselho de Patrice Evra, que revelou o "sofrimento" que passou quando aceitou almoçar em casa do capitão da seleção nacional, na altura em que ambos jogavam pelo Manchester United. O jogador francês falou sobre a comida "demasiado saudável" e o exercício que acabou por ter de fazer, enquanto podia estar a descansar.

    SIC

  • "Quero ir com a minha tia", o desespero das crianças afastadas dos pais nos EUA
    2:11

    Mundo

    A nova política de imigração de Donald Trump está a suscitar reações indignadas. Na fronteira com o México, as crianças refugiadas estão a ser retiradas à força aos pais e levadas para centros de acolhimento. Esta terça-feira, foi divulgado um registo áudio de uma criança a suplicar pelos pais a um dos agentes da polícia fronteiriça.

  • Protecionismo de Trump abala Wall Street

    Economia

    Abalada pela exacerbação das disputas comerciais entre os EUA e a China, a bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira em baixa, com o seletivo Dow Jones a fechar em queda pela sexta sessão consecutiva.