sicnot

Perfil

Mundo

Obama envia tropas para os Camarões para combater Boko Haram

O Presidente norte-americano, Barack Obama, informou hoje que pretende enviar 300 militares para a República dos Camarões para operações de inteligência, vigilância e reconhecimento. Segundo um comunicado divulgado hoje pela Casa Branca, Barack Obama anunciou que já foram enviadas 90 pessoas armadas para auto-defesa daquele país africano, que foi vítima de ataques da organização fundamentalista islâmica Boko Haram.

© Kevin Lamarque / Reuters

Um alto funcionário do Governo norte-americano revelou à agência de notícias francesa AFP que a operação norte-americana está relacionada com a atividade do Boko Haram, que têm alargado a sua atuação a outras nações africanas (além da Nigéria), como foram os recentes casos ocorridos nos Camarões ou no Chade.

No domingo passado, por exemplo, registaram-se dois atentados suicidas que mataram pelo menos nove pessoas e feriram 29 no norte dos Camarões: duas mulheres-bomba realizaram os ataques numa pastelaria de uma aldeia, segundo declarações da polícia e de locais feitas à AFP.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) veio condenar os atentados e o seu secretário-geral Ban Ki-moon lembrou que só nos últimos quatro meses ocorreram 15 ataques suicidas naquela zona do país.

Entretanto, um outro ataque perpetrado por bombistas suicidas, que atacaram no sábado um mercado de peixe e um campo de refugiados na cidade de Baga Sola, no Chade ocidental, provocaram a morte a pelo menos 41 pessoas e ferimentos a outra meia centena de locais.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.