sicnot

Perfil

Mundo

Placebo faz correr mais depressa

Poderá uma cápsula com água salgada fazer uma pessoa correr mais depressa? A resposta parece ser sim, se a pessoa acreditar que a água salgada contém mais alguma coisa que a faça correr mais, revela um novo estudo sobre o poder dos placebos na atividade física.

© Tobias Schwarz / Reuters

É tudo uma questão de mentalização, de acreditar que se pode ir mais longe. A conclusão é de uma investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Glasgow.

Foram recrutados 15 homens que não corriam profissionalmente dizendo-lhe que seria neles testada uma fórmula nova e legal de eritropoietina, ou E.P.O., uma substância que aumenta o número de glóbulos vermelhos no organismo. É utilizada como doping em alguns desportos, já que um maior número de glóbulos vermelhos significa que mais oxigénio é transportado para os músculos, logo, o desempenho melhora.

Esta "droga" era, no entanto, uma solução salina que foi injectada em cerca de metade do grupo. No final, a maioria dos homens que tomou a "droga" afirmou que tinha sentido que os exercícios físicos tinham sido mais fáceis e que tinha sido mais fácil a recuperação.

A droga falsa teve um "efeito de melhoramento do desempenho muito significativo", afirma o líder da equipa, o fisiologista Ramzy Ross.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.