sicnot

Perfil

Mundo

Placebo faz correr mais depressa

Poderá uma cápsula com água salgada fazer uma pessoa correr mais depressa? A resposta parece ser sim, se a pessoa acreditar que a água salgada contém mais alguma coisa que a faça correr mais, revela um novo estudo sobre o poder dos placebos na atividade física.

© Tobias Schwarz / Reuters

É tudo uma questão de mentalização, de acreditar que se pode ir mais longe. A conclusão é de uma investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Glasgow.

Foram recrutados 15 homens que não corriam profissionalmente dizendo-lhe que seria neles testada uma fórmula nova e legal de eritropoietina, ou E.P.O., uma substância que aumenta o número de glóbulos vermelhos no organismo. É utilizada como doping em alguns desportos, já que um maior número de glóbulos vermelhos significa que mais oxigénio é transportado para os músculos, logo, o desempenho melhora.

Esta "droga" era, no entanto, uma solução salina que foi injectada em cerca de metade do grupo. No final, a maioria dos homens que tomou a "droga" afirmou que tinha sentido que os exercícios físicos tinham sido mais fáceis e que tinha sido mais fácil a recuperação.

A droga falsa teve um "efeito de melhoramento do desempenho muito significativo", afirma o líder da equipa, o fisiologista Ramzy Ross.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.