sicnot

Perfil

Mundo

Três explosões na cidade nigeriana de Maiduguri provocaram várias mortes

Três explosões atingiram esta terça-feira a cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, causando várias mortes, segundo relatos de moradores e da Cruz Vermelha citados pela agência de notícias francesa.

As explosões ocorreram no distrito de Ajilari Cruz, que foi alvo de dois ataques semelhantes nas últimas semanas e que fizeram pelo menos 117 mortos. (Arquivo)

As explosões ocorreram no distrito de Ajilari Cruz, que foi alvo de dois ataques semelhantes nas últimas semanas e que fizeram pelo menos 117 mortos. (Arquivo)

© Stringer . / Reuters

As explosões ocorreram no distrito de Ajilari Cruz, que foi alvo de dois ataques semelhantes nas últimas semanas e que fizeram pelo menos 117 mortos.

Estes ataques foram atribuídos ao grupo islâmico Boko Haram, que tem intensificado a sua atuação contra alvos civis nos últimos meses usando homens-bomba e explosivos improvisados.

Ainda não é conhecida a origem das três explosões, que ocorreram às 20:10 locais (19:10 em Lisboa), contou à agência de notícias France Press um morador do bairro, Mohammed Bashir.

Já um funcionário da Cruz Vermelha acrescentou que "muitas pessoas foram mortas", sem conseguir avançar com um número.

Até ao momento, nem a polícia nem o exérito fez comentários, sendo por isso escassas as informações do que se passa na cidade, que está sujeita a um recolher obrigatório.

O Boko Haram é acusado de ser responsável pela morte de mais de 17 mil pessoas e mais de 2,5 milhões de deslocados desde 2009.

Desde o início do mandato do novo Presidente Muhammadu Buhari, a 29 de maio, o Boko Haram foi considerado responsável pela morte de mais de 1.320 pessoas.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.