sicnot

Perfil

Mundo

Três explosões na cidade nigeriana de Maiduguri provocaram várias mortes

Três explosões atingiram esta terça-feira a cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, causando várias mortes, segundo relatos de moradores e da Cruz Vermelha citados pela agência de notícias francesa.

As explosões ocorreram no distrito de Ajilari Cruz, que foi alvo de dois ataques semelhantes nas últimas semanas e que fizeram pelo menos 117 mortos. (Arquivo)

As explosões ocorreram no distrito de Ajilari Cruz, que foi alvo de dois ataques semelhantes nas últimas semanas e que fizeram pelo menos 117 mortos. (Arquivo)

© Stringer . / Reuters

As explosões ocorreram no distrito de Ajilari Cruz, que foi alvo de dois ataques semelhantes nas últimas semanas e que fizeram pelo menos 117 mortos.

Estes ataques foram atribuídos ao grupo islâmico Boko Haram, que tem intensificado a sua atuação contra alvos civis nos últimos meses usando homens-bomba e explosivos improvisados.

Ainda não é conhecida a origem das três explosões, que ocorreram às 20:10 locais (19:10 em Lisboa), contou à agência de notícias France Press um morador do bairro, Mohammed Bashir.

Já um funcionário da Cruz Vermelha acrescentou que "muitas pessoas foram mortas", sem conseguir avançar com um número.

Até ao momento, nem a polícia nem o exérito fez comentários, sendo por isso escassas as informações do que se passa na cidade, que está sujeita a um recolher obrigatório.

O Boko Haram é acusado de ser responsável pela morte de mais de 17 mil pessoas e mais de 2,5 milhões de deslocados desde 2009.

Desde o início do mandato do novo Presidente Muhammadu Buhari, a 29 de maio, o Boko Haram foi considerado responsável pela morte de mais de 1.320 pessoas.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.