sicnot

Perfil

Mundo

Delegação da ONU sobre prevenção da tortura visita o Brasil

Uma delegação do subcomité das Nações Unidas sobre a Prevenção da Tortura (SPT, na sigla inglesa), visita o Brasil entre 19 e 30 de outubro para avaliar a implementação das recomendações da última visita, em 2011, foi hoje anunciado.

"Vamos avaliar os desenvolvimentos recentes e aconselhar as autoridades brasileiras sobre as medidas que podem ser reforçadas ou tomadas para proteger as pessoas que foram privadas de sua liberdade", indicou, em comunicado divulgado hoje, Víctor Madrigal-Borloz, líder da delegação do SPT para o Brasil.

No quadro da avaliação, os membros do SPT vão fazer visitas não anunciadas a centros de detenção em diferentes estados do país.

Durante a missão, a delegação das Nações Unidas também tem previsto encontros com membros do Governo, representantes da sociedade civil e os representantes do Mecanismo Nacional Preventivo (MPN), responsáveis pelo controlo dos locais de detenção.

No final da visita, a delegação vai apresentar as suas observações preliminares orais às autoridades brasileiras.

O SPT tem um mandato para visitar todos os Estados que fazem parte do Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura (OPCAT) e para formular recomendações às autoridades governamentais para estabelecer salvaguardas eficazes contra o risco de tortura e maus-tratos em locais de detenção.

A delegação é composta pelos peritos Víctor Madrigal-Borloz, Marija Definis-Gojanovic, Enrique Andrés Font, Nora Sveaass e Victor Zaharia.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51