sicnot

Perfil

Mundo

Japão, Ucrânia, Egito, Senegal e Uruguai eleitos para o Conselho de Segurança da ONU

O Japão, a Ucrânia, o Egito, o Senegal e o Uruguai foram hoje eleitos para o Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas, com o estatuto de membros não-permanentes e após uma votação da Assembleia geral.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Mike Segar / Reuters

Estes cinco países, eleitos para um mandato de cinco anos que se inicia em 1 de janeiro de 2016, tinham sido pré-selecionados numa base regional e não tiveram concorrentes para a votação. Foram eleitos pelos 193 países membros da Assembleia por votação de braço no ar, com resultados que variam entre os 177 para a Ucrânia e os 187 para o Senegal.

O Conselho inclui 15 membros, mas apenas cinco com assento permanente (Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido) e os únicos com direito de veto. Os dez outros membros, não-permanentes, são renovados em metade todos os anos e de acordo com uma base regional.

Os cinco novos membros vão substituir a partir de janeiro a Jordânia, Chade, Nigéria, Lituânia e Chile.

Os outros membros não-permanentes são Angola, Malásia, Nova Zelândia, Espanha e Venezuela.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.