sicnot

Perfil

Mundo

Japão, Ucrânia, Egito, Senegal e Uruguai eleitos para o Conselho de Segurança da ONU

O Japão, a Ucrânia, o Egito, o Senegal e o Uruguai foram hoje eleitos para o Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas, com o estatuto de membros não-permanentes e após uma votação da Assembleia geral.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Mike Segar / Reuters

Estes cinco países, eleitos para um mandato de cinco anos que se inicia em 1 de janeiro de 2016, tinham sido pré-selecionados numa base regional e não tiveram concorrentes para a votação. Foram eleitos pelos 193 países membros da Assembleia por votação de braço no ar, com resultados que variam entre os 177 para a Ucrânia e os 187 para o Senegal.

O Conselho inclui 15 membros, mas apenas cinco com assento permanente (Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido) e os únicos com direito de veto. Os dez outros membros, não-permanentes, são renovados em metade todos os anos e de acordo com uma base regional.

Os cinco novos membros vão substituir a partir de janeiro a Jordânia, Chade, Nigéria, Lituânia e Chile.

Os outros membros não-permanentes são Angola, Malásia, Nova Zelândia, Espanha e Venezuela.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22