sicnot

Perfil

Mundo

Pais acusados de matar filho de 19 anos em sessão espiritual nos EUA

Uma sessão de aconselhamento espiritual terminou em morte numa igreja do estado de Nova Iorque, esta semana, quando um adolescente foi espancado até à morte e o irmão ficou gravemente ferido.

A natureza dos alegados pecados não ficou clara, mas ambos os irmãos tinham nos corpos "traumas provocados por força bruta" devido à agressão de que foram alvo, de acordo com a polícia. (Arquivo)

A natureza dos alegados pecados não ficou clara, mas ambos os irmãos tinham nos corpos "traumas provocados por força bruta" devido à agressão de que foram alvo, de acordo com a polícia. (Arquivo)

© Mike Blake / Reuters

Os pais dos rapazes, Bruce e Deborah Leonard -- de 65 e 59 anos -- foram detidos e enfrentam ambos acusações de homicídio involuntário em primeiro grau, indicou o departamento da polícia de New Hartford.

Outros quatro membros da autodenominada 'Word of Life Church' (Igreja da Palavra da Vida) também foram detidos e acusados de agressão de segundo grau.

"Os dois irmãos foram sujeitos de forma continuada a castigos físicos ao longo de várias horas, esperando-se que assim cada um deles confessasse pecados e pedisse perdão", disse o chefe da polícia, Michael Inserra, na quarta-feira.

A natureza dos alegados pecados não ficou clara, mas ambos os irmãos tinham nos corpos "traumas provocados por força bruta" devido à agressão de que foram alvo, de acordo com a polícia.

Lucas Leonard, de 19 anos, foi declarado morto num hospital na segunda-feira, depois de ter sido para ali transportado por membros do culto.

Horas depois, o seu irmão Christopher, de 17 anos, foi encontrado na igreja.

O irmão mais novo está agora a receber tratamento hospitalar para os ferimentos e encontra-se em "estado grave", segundo a polícia.

"Levámos horas a encontrar Christopher. Os familiares, para ser franco, mostraram-se relutantes em partilhar a informação" do seu paradeiro, disse Inserra.

São esperadas mais detenções no âmbito deste caso.

"Não estamos a dizer que eles tinham a intenção de matar o filho", afirmou o delegado do ministério público do condado de Oneida, Scott McNamara, em conferência de imprensa.

"Estamos apenas a sustentar que eles estavam a tentar ferir gravemente o seu filho e ele acabou por morrer desses ferimentos".

Vizinhos declararam ao site Syracuse.com que a igreja era "uma seita" e que os seus membros eram frequentemente ouvidos a entoar cânticos a meio da noite dentro do edifício que outrora albergou uma escola.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.