sicnot

Perfil

Mundo

Poluição em 80% das cidades chinesas acima dos padrões domésticos

Os níveis de poluição em 80% das cidades chinesas observadas pela Greenpeace excederam amplamente os padrões nacionais, nos primeiros nove meses do ano, disse hoje aquela organização ambientalista.

© Kim Kyung Hoon / Reuters

A concentração de partículas PM2.5 - as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões - por metro cúbico, em 367 cidades testadas, foi também quatro vezes superior ao máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O uso de carvão como fonte de energia é genralizado e emissões da indústria pesada regularmente cobrem as cidades chinesas num manto de poluição, que causa todos os anos centenas de milhares de mortes prematuras.

Esta é uma das principais fontes de descontentamento popular no país e o Governo chinês já anunciou medidas como o encerramento ou deslocação de unidades alimentadas a carvão.

No conjunto, os níveis de poluição nos primeiros meses deste ano foram 10% inferiores aos do mesmo período do ano passado.

As cidades mais poluídas foram Kashgar e Hotan na região autónoma de Xinjiang, no noroeste da China, e Baoding, uma zona industrial do norte.

Pequim figura também entre as cidades mais poluídas, com a densidade de partículas PM2.5 a atingir os 72,1 microgramas por metro cúbico, muito acima dos 10 máximos recomendados pela OMS e mais do dobro do padrão determinado pelas autoridades chinesas, de 35.

Na semana passada, a poluição extrema levou a que vários tenistas se sentissem mal durante o torneio de Pequim, enquanto nas bancadas os adeptos usavam máscaras para se protegerem contra a inalação de impurezas.

Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38