sicnot

Perfil

Mundo

Sete mortos em choque de embarcação da guarda costeira grega com barco de migrantes

Pelo menos sete pessoas morreram quando o barco de madeira em que seguiam se afundou hoje perto da ilha de Lesbos, após colidir com um barco da guarda costeira grega, indicaram as equipas de socorro.

© Giorgos Moutafis / Reuters

O barco, que transportava dezenas de migrantes, afundou-se em poucos minutos depois do embate com um barco de patrulha de 30 metros, hoje de manhã, em circunstâncias que estão a ser investigadas.

Os primeiros cadáveres recuperados foram os de uma mulher, duas meninas pequenas e um bebé, precisou a guarda costeira.

Outras três vítimas, "uma mulher, um homem e um menor" foram encontrados mais tarde, acrescentou a guarda costeira, enquanto equipas de resgate gregas apoiadas por um navio português e um helicóptero da agência fronteiriça da União Europeia Frontex percorriam a área em busca dos desaparecidos.

Os 31 sobreviventes transportados para terra deram conta de um total de oito pessoas desaparecidas.

Um fotojornalista da agência de notícias francesa, AFP, que assistiu à colisão a partir da margem de Lesbos, disse que o barco de madeira se afundou na água em apenas dois ou três minutos após o embate, ocorrido a cerca de dois quilómetros de terra.

O repórter fotográfico relatou ainda que viu as equipas de resgate a apressar-se a tirar as pessoas da água, e um segundo barco da guarda costeira e um helicóptero do Frontex a chegarem ao local cerca de 10 minutos depois.

As nacionalidades dos migrantes não são ainda conhecidas.

As autoridades anunciaram que foi ordenada uma investigação para determinar a causa da colisão.

De acordo com a polícia portuária grega, o barco com os migrantes estava aparentemente a tentar fugir à guarda costeira.

Muitos migrantes têm morrido no mar Egeu, na perigosa travessia entre a Turquia e a Grécia.

Na quarta-feira, uma mulher, uma menina e um bebé morreram quando a embarcação em que viajavam se afundou ao largo de Lesbos.

Segundo a Organização Internacional das Migrações, mais de 600.000 migrantes chegaram às costas da Europa desde janeiro, ao passo que mais de 3.000 morreram ou desapareceram a tentar.

Mais de 450.000 pessoas chegaram à Grécia, a maioria delas fugindo à guerra civil na Síria.

Atenas e o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) apelaram à União Europeia para abrir mais vias legais para as pessoas que tentam escapar à guerra e à perseguição, para que não tenham de arriscar a vida para ficar em segurança.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.