sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU reúne hoje de emergência devido a violência em Jerusalém

O Conselho de Segurança da ONU vai realizar hoje uma reunião de emergência para discutir o aumento da violência em Israel e nos territórios palestinianos ocupados.

© Mike Segar / Reuters

Os diplomatas dos países do grupo árabe nas Nações Unidas mantiveram um encontro na tarde de quinta-feira sobre o assunto, durante a qual encarregaram a Jordânia de contactar a presidência espanhola do Conselho de Segurança a fim de organizar esta reunião, disse aos jornalistas o embaixador palestiniano na ONU, Riyad Mansur.

A reunião do Conselho de Segurança da ONU está marcada para as 11:00 (16:00 em Lisboa).

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, tem apelado repetidamente à calma após semanas marcadas por atos de violência que resultaram em pelo menos 30 mortos.

"A situação é explosiva, o Conselho deve assumir a sua responsabilidade e devemos fazer tudo para travar o derramamento de sangue e, em seguida, discutir como proteger a população civil dos territórios palestinianos", sublinhou o diplomata.

A onda de violência em Israel e nos territórios palestinianos nas últimas duas semanas tem feito aumentar o receio de um terceiro levantamento popular palestiniano, depois dos de 1987-1993 e 2000-2005, que causaram milhares de mortos.

Lusa

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.