sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de Segurança da ONU reúne hoje de emergência devido a violência em Jerusalém

O Conselho de Segurança da ONU vai realizar hoje uma reunião de emergência para discutir o aumento da violência em Israel e nos territórios palestinianos ocupados.

© Mike Segar / Reuters

Os diplomatas dos países do grupo árabe nas Nações Unidas mantiveram um encontro na tarde de quinta-feira sobre o assunto, durante a qual encarregaram a Jordânia de contactar a presidência espanhola do Conselho de Segurança a fim de organizar esta reunião, disse aos jornalistas o embaixador palestiniano na ONU, Riyad Mansur.

A reunião do Conselho de Segurança da ONU está marcada para as 11:00 (16:00 em Lisboa).

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, tem apelado repetidamente à calma após semanas marcadas por atos de violência que resultaram em pelo menos 30 mortos.

"A situação é explosiva, o Conselho deve assumir a sua responsabilidade e devemos fazer tudo para travar o derramamento de sangue e, em seguida, discutir como proteger a população civil dos territórios palestinianos", sublinhou o diplomata.

A onda de violência em Israel e nos territórios palestinianos nas últimas duas semanas tem feito aumentar o receio de um terceiro levantamento popular palestiniano, depois dos de 1987-1993 e 2000-2005, que causaram milhares de mortos.

Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.