sicnot

Perfil

Mundo

Croácia redireciona migrantes para Eslovénia com encerramento fronteira húngara

O ministro do Interior croata, Ranko Ostojic, disse hoje que vai redirecionar os migrantes que transitam pelo país para a Eslovénia, depois de a Hungria anunciar o encerramento da fronteira com a Croácia.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Laszlo Balogh / Reuters

"Nós vamos redirecionar o corredor (para migrantes) para a Eslovénia", disse Ranko Ostojic aos jornalistas.

A Hungria vai encerrar a fronteira com a Croácia às 00:00 locais (23:00 em Lisboa), um mês depois de ter feito o mesmo com a Sérvia.

A decisão foi anunciada um dia depois da conclusão de uma nova vedação anti-migrantes.

As autoridades croatas já tinham anunciado ter um plano para redirecionar o fluxo de migrantes que tentam alcançar a Europa Ocidental.

Segundo o porta-voz do Governo croata, Nikola Jelic, o plano foi acordado com a Eslovénia.

Mais de 170.000 migrantes entraram na Hungria através da Croácia desde 15 de setembro, quando Budapeste encerrou a fronteira com a Sérvia.

Desde então, Zagreb e Budapeste têm colaborado para garantir o trânsito de milhares de migrantes diariamente.

A Eslovénia afirmou hoje estar preparada para o trânsito de migrantes através do seu território.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano