sicnot

Perfil

Mundo

Fenómeno celestial interpretado como extraterrestre

Esta semana o mundo agitou-se: tudo parecia indicar que o telescópio espacial Kepler tinha descoberto uma "estrutura extraterrestre" nas observações feitas em 2009.

Uma estranha estrela a cerca de 1500 anos-luz está a confundir os astrónomos. A KIC 8462852 observada pelo Kepler está rodeada de "objetos estranhos" o que levou os cientistas a querer observar melhor.

Segundo uma notícia publicada a 13 de outubro no The Atlantic, o astrónomo Jason Wright, estudioso de exoplanetas e astrobiologia, tem sérias suspeitas de que se tratava de uma Esfera Dyson - uma "mega-estrutura extraterrestre" constituída por painéis solares a orbitar em torno de uma estrela.

A explicação mais plausível é a de que se trate de detritos espaciais resultantes de colisões celestes. No entanto, o mistério persiste já que o comportamento desta estrela é difícil de explicar.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.