sicnot

Perfil

Mundo

Fenómeno celestial interpretado como extraterrestre

Esta semana o mundo agitou-se: tudo parecia indicar que o telescópio espacial Kepler tinha descoberto uma "estrutura extraterrestre" nas observações feitas em 2009.

Uma estranha estrela a cerca de 1500 anos-luz está a confundir os astrónomos. A KIC 8462852 observada pelo Kepler está rodeada de "objetos estranhos" o que levou os cientistas a querer observar melhor.

Segundo uma notícia publicada a 13 de outubro no The Atlantic, o astrónomo Jason Wright, estudioso de exoplanetas e astrobiologia, tem sérias suspeitas de que se tratava de uma Esfera Dyson - uma "mega-estrutura extraterrestre" constituída por painéis solares a orbitar em torno de uma estrela.

A explicação mais plausível é a de que se trate de detritos espaciais resultantes de colisões celestes. No entanto, o mistério persiste já que o comportamento desta estrela é difícil de explicar.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.