sicnot

Perfil

Mundo

Fenómeno celestial interpretado como extraterrestre

Esta semana o mundo agitou-se: tudo parecia indicar que o telescópio espacial Kepler tinha descoberto uma "estrutura extraterrestre" nas observações feitas em 2009.

Uma estranha estrela a cerca de 1500 anos-luz está a confundir os astrónomos. A KIC 8462852 observada pelo Kepler está rodeada de "objetos estranhos" o que levou os cientistas a querer observar melhor.

Segundo uma notícia publicada a 13 de outubro no The Atlantic, o astrónomo Jason Wright, estudioso de exoplanetas e astrobiologia, tem sérias suspeitas de que se tratava de uma Esfera Dyson - uma "mega-estrutura extraterrestre" constituída por painéis solares a orbitar em torno de uma estrela.

A explicação mais plausível é a de que se trate de detritos espaciais resultantes de colisões celestes. No entanto, o mistério persiste já que o comportamento desta estrela é difícil de explicar.

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28