sicnot

Perfil

Mundo

Jovens presos em Angola já são vencedores, diz escritor angolano

O escritor angolano José Eduardo Agualusa disse hoje, em Óbidos, Portugal, que os 15 jovens presos em Angola já são vencedores, pois conseguiram dinamizar os movimentos pró-democracia no país e levaram o debate para dentro do próprio MPLA.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Stringer . / Reuters

"O lado positivo desta situação é que se criou um movimento de solidariedade para com os jovens presos políticos, que está em crescente expansão e, neste momento, levou o debate para dentro do próprio partido no poder. Portanto, mesmo dentro do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) hoje há um debate acalorado que tem a ver com esta situação", disse à Lusa José Eduardo Agualusa.

Segundo o escritor angolano, os jovens, "em particular Luaty Beirão, que está em greve de fome há quase um mês, já venceram porque conseguiram criar esta dinâmica, este movimento pró-democracia e conseguiram levar o debate sobre esta situação para todos os estratos e áreas da sociedade angolana".

"A prisão dos jovens democratas aconteceu num contexto que acho que todos conhecemos. Eles estavam a ler e discutir um livro e é significativo que tenham sido presos nesse momento, fazendo algo que o próprio Estado devia dinamizar, ou seja, deveria ser o próprio Estado angolano a fomentar a discussão", sublinhou Agualusa.

"Eu gostaria que todos os jovens angolanos se reunissem para discutir livros e para debater ideias. Os jovens não podem ser penalizados por algo que, pelo contrário, deveriam ser felicitados", acrescentou o escritor angolano.

José Eduardo Agualusa referiu ainda que "os jovens deveriam ser incentivados a ter este tipo de ações".

Em causa está a situação de um grupo de 17 jovens - duas em liberdade provisória - acusados formalmente, desde 16 de setembro passado, de prepararem uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano, mas sem que haja uma decisão do tribunal de Luanda sobre a prorrogação da prisão preventiva em que se encontram.

O 'rapper' e ativista angolano Luaty Beirão, em greve de fome desde 21 de setembro, foi transferido na quinta-feira de uma cadeia de Luanda para uma clínica privada, por "precaução", disse hoje à Lusa fonte dos serviços prisionais.

O jovem, de 33 anos, é um dos 15 ativistas detidos desde 20 de junho e acusados em setembro, pelo Ministério Público, de atos preparatórios para uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano.

O escritor angolano disse ainda que a sucessão do Presidente José Eduardo dos Santos no poder em Angola constitui uma "incógnita".

"O problema é que, realmente, num contexto totalitário como aquele que vivemos em Angola, as sucessões dos dirigentes é sempre complicado. Num contexto democrático não haveria agitação nenhuma, seria absolutamente natural", avaliou.

"No contexto angolano, infelizmente, o que poderá acontecer, não sabemos. É uma incógnita, tudo pode acontecer. Esperamos que haja alguém, enfim, que o próprio partido no poder consiga retomar o processo democrático e avançar para uma democracia plena, mas a verdade é que tudo pode acontecer, não sabemos", acrescentou Agualusa.

José Eduardo Agualusa está em Óbidos, onde é o curador da secção de autores no Festival Literário Internacional (FOLIO), que ocorre de 15 a 25 de outubro.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.