sicnot

Perfil

Mundo

Jovens presos em Angola já são vencedores, diz escritor angolano

O escritor angolano José Eduardo Agualusa disse hoje, em Óbidos, Portugal, que os 15 jovens presos em Angola já são vencedores, pois conseguiram dinamizar os movimentos pró-democracia no país e levaram o debate para dentro do próprio MPLA.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Stringer . / Reuters

"O lado positivo desta situação é que se criou um movimento de solidariedade para com os jovens presos políticos, que está em crescente expansão e, neste momento, levou o debate para dentro do próprio partido no poder. Portanto, mesmo dentro do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) hoje há um debate acalorado que tem a ver com esta situação", disse à Lusa José Eduardo Agualusa.

Segundo o escritor angolano, os jovens, "em particular Luaty Beirão, que está em greve de fome há quase um mês, já venceram porque conseguiram criar esta dinâmica, este movimento pró-democracia e conseguiram levar o debate sobre esta situação para todos os estratos e áreas da sociedade angolana".

"A prisão dos jovens democratas aconteceu num contexto que acho que todos conhecemos. Eles estavam a ler e discutir um livro e é significativo que tenham sido presos nesse momento, fazendo algo que o próprio Estado devia dinamizar, ou seja, deveria ser o próprio Estado angolano a fomentar a discussão", sublinhou Agualusa.

"Eu gostaria que todos os jovens angolanos se reunissem para discutir livros e para debater ideias. Os jovens não podem ser penalizados por algo que, pelo contrário, deveriam ser felicitados", acrescentou o escritor angolano.

José Eduardo Agualusa referiu ainda que "os jovens deveriam ser incentivados a ter este tipo de ações".

Em causa está a situação de um grupo de 17 jovens - duas em liberdade provisória - acusados formalmente, desde 16 de setembro passado, de prepararem uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano, mas sem que haja uma decisão do tribunal de Luanda sobre a prorrogação da prisão preventiva em que se encontram.

O 'rapper' e ativista angolano Luaty Beirão, em greve de fome desde 21 de setembro, foi transferido na quinta-feira de uma cadeia de Luanda para uma clínica privada, por "precaução", disse hoje à Lusa fonte dos serviços prisionais.

O jovem, de 33 anos, é um dos 15 ativistas detidos desde 20 de junho e acusados em setembro, pelo Ministério Público, de atos preparatórios para uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano.

O escritor angolano disse ainda que a sucessão do Presidente José Eduardo dos Santos no poder em Angola constitui uma "incógnita".

"O problema é que, realmente, num contexto totalitário como aquele que vivemos em Angola, as sucessões dos dirigentes é sempre complicado. Num contexto democrático não haveria agitação nenhuma, seria absolutamente natural", avaliou.

"No contexto angolano, infelizmente, o que poderá acontecer, não sabemos. É uma incógnita, tudo pode acontecer. Esperamos que haja alguém, enfim, que o próprio partido no poder consiga retomar o processo democrático e avançar para uma democracia plena, mas a verdade é que tudo pode acontecer, não sabemos", acrescentou Agualusa.

José Eduardo Agualusa está em Óbidos, onde é o curador da secção de autores no Festival Literário Internacional (FOLIO), que ocorre de 15 a 25 de outubro.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.