sicnot

Perfil

Mundo

Norte das Filipinas em alerta devido à aproximação de tufão Koppu

Dezanove províncias do norte das Filipinas estão em alerta devido à aproximação do tufão Koppu, que se intensificou nas últimas horas e ameaça atingir a região nos próximos dias, informaram hoje fontes oficiais.

© Romeo Ranoco / Reuters

Segundo o mais recente relatório da Agência Meteorológica das Filipinas (PAGASA), o Koppu, acompanhado de ventos sustentados de 130 quilómetros por hora e rajadas de até 160, encontra-se a cerca de 585 quilómetros da localidade de Baler, na costa nordeste das Filipinas.

A tempestade -- chamada "Lando" localmente -- move-se a uma velocidade de 15 quilómetros por hora em direção a oeste, pelo que se espera que atinja Casiguran, a aproximadamente 200 quilómetros a nordeste de Manial, na tarde do próximo domingo.

As Filipinas são atingidas anualmente por 15 a 20 tufões durante a época de monções, que começa, regra geral, em junho e termina em novembro.

Em novembro de 2013, o Haiyan, um dos mais potentes tufões da história, causou 6.300 mortos, mais de 1.000 desaparecidos e 14 milhões de afetados.

Lusa

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.