sicnot

Perfil

Mundo

Norte das Filipinas em alerta devido à aproximação de tufão Koppu

Dezanove províncias do norte das Filipinas estão em alerta devido à aproximação do tufão Koppu, que se intensificou nas últimas horas e ameaça atingir a região nos próximos dias, informaram hoje fontes oficiais.

© Romeo Ranoco / Reuters

Segundo o mais recente relatório da Agência Meteorológica das Filipinas (PAGASA), o Koppu, acompanhado de ventos sustentados de 130 quilómetros por hora e rajadas de até 160, encontra-se a cerca de 585 quilómetros da localidade de Baler, na costa nordeste das Filipinas.

A tempestade -- chamada "Lando" localmente -- move-se a uma velocidade de 15 quilómetros por hora em direção a oeste, pelo que se espera que atinja Casiguran, a aproximadamente 200 quilómetros a nordeste de Manial, na tarde do próximo domingo.

As Filipinas são atingidas anualmente por 15 a 20 tufões durante a época de monções, que começa, regra geral, em junho e termina em novembro.

Em novembro de 2013, o Haiyan, um dos mais potentes tufões da história, causou 6.300 mortos, mais de 1.000 desaparecidos e 14 milhões de afetados.

Lusa

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38