sicnot

Perfil

Mundo

Dois palestinianos mortos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental

Dois palestinianos foram mortos hoje na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental depois de terem atacado israelitas, indicaram hoje o Exército e a polícia israelitas.

Polícia israelita tapa o corpo do palestiniano abatido após ter tentado esfaquear um colono, na Cisjordânia

Polícia israelita tapa o corpo do palestiniano abatido após ter tentado esfaquear um colono, na Cisjordânia

© Ammar Awad / Reuters

O primeiro ataque ocorreu na Cisjordânia ocupada pouco antes das 09:00 locais (07:00 em Lisboa) perto do enclave judio do centro de Hébron, onde 500 colonos israelitas vivem com proteção do Exército.

Segundo o Exército, um palestiniano tentou esfaquear um colono israelita, que o matou para se defender.

As forças de segurança palestinianas confirmaram a morte do assaltante, identificado como Fadel al-Kawatsmi, de 18 anos.

Pouco depois, um outro palestiniano, que não foi identificado, foi morto depois de ter tentado esfaquear um soldado durante um controlo de identidade e foi imediatamente morto por militares, precisou a porta-voz da polícia israelita, Louba Samri.

A escalada de violência, que começou a 01 de outubro na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental, antes de se estender à Faixa de Gaza e a Israel, já provocou 39 mortos, incluindo numerosos autores de ataques, e centenas de feridos palestinianos, bem como sete mortos e dezenas de feridos israelitas.

Lusa

  • Palestiniano morto a tiro pela polícia israelita
    0:25

    Mundo

    Um palestiniano foi morto esta segunda-feira, à entrada da cidade velha de Jerusalém, por polícias israelitas. Nas imagens divulgadas pelas autoridades de Telavive, vê-se o homem sentado junto a um gradeamento, a ser interrogado pelos agentes, e quando se levanta, ataca um dos polícias com uma faca. Acabou por ser abatido no local, por outros agentes. As autoridades de Israel dizem que, só hoje, pelo menos dois jovens israelitas, de 14 e 20 anos, foram esfaqueados por palestinianos em Jerusalém.

  • Palestiniano que tentou esfaquear mulher israelita abatido a tiro
    1:44

    Mundo

    Israel mobilizou 300 soldados para Jerusalém leste, começou a controlar os acessos à parte oriental da cidade e reforçou a segurança nos transportes públicos. As medidas são a resposta à vaga de ataques dos últimos dias. Só esta quarta-feira, foram neutralizadas duas tentativa de esfaqueamentos de israelitas.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.