sicnot

Perfil

Mundo

Dois palestinianos mortos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental

Dois palestinianos foram mortos hoje na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental depois de terem atacado israelitas, indicaram hoje o Exército e a polícia israelitas.

Polícia israelita tapa o corpo do palestiniano abatido após ter tentado esfaquear um colono, na Cisjordânia

Polícia israelita tapa o corpo do palestiniano abatido após ter tentado esfaquear um colono, na Cisjordânia

© Ammar Awad / Reuters

O primeiro ataque ocorreu na Cisjordânia ocupada pouco antes das 09:00 locais (07:00 em Lisboa) perto do enclave judio do centro de Hébron, onde 500 colonos israelitas vivem com proteção do Exército.

Segundo o Exército, um palestiniano tentou esfaquear um colono israelita, que o matou para se defender.

As forças de segurança palestinianas confirmaram a morte do assaltante, identificado como Fadel al-Kawatsmi, de 18 anos.

Pouco depois, um outro palestiniano, que não foi identificado, foi morto depois de ter tentado esfaquear um soldado durante um controlo de identidade e foi imediatamente morto por militares, precisou a porta-voz da polícia israelita, Louba Samri.

A escalada de violência, que começou a 01 de outubro na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental, antes de se estender à Faixa de Gaza e a Israel, já provocou 39 mortos, incluindo numerosos autores de ataques, e centenas de feridos palestinianos, bem como sete mortos e dezenas de feridos israelitas.

Lusa

  • Palestiniano morto a tiro pela polícia israelita
    0:25

    Mundo

    Um palestiniano foi morto esta segunda-feira, à entrada da cidade velha de Jerusalém, por polícias israelitas. Nas imagens divulgadas pelas autoridades de Telavive, vê-se o homem sentado junto a um gradeamento, a ser interrogado pelos agentes, e quando se levanta, ataca um dos polícias com uma faca. Acabou por ser abatido no local, por outros agentes. As autoridades de Israel dizem que, só hoje, pelo menos dois jovens israelitas, de 14 e 20 anos, foram esfaqueados por palestinianos em Jerusalém.

  • Palestiniano que tentou esfaquear mulher israelita abatido a tiro
    1:44

    Mundo

    Israel mobilizou 300 soldados para Jerusalém leste, começou a controlar os acessos à parte oriental da cidade e reforçou a segurança nos transportes públicos. As medidas são a resposta à vaga de ataques dos últimos dias. Só esta quarta-feira, foram neutralizadas duas tentativa de esfaqueamentos de israelitas.

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.