sicnot

Perfil

Mundo

Dois palestinianos mortos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental

Dois palestinianos foram mortos hoje na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental depois de terem atacado israelitas, indicaram hoje o Exército e a polícia israelitas.

Polícia israelita tapa o corpo do palestiniano abatido após ter tentado esfaquear um colono, na Cisjordânia

Polícia israelita tapa o corpo do palestiniano abatido após ter tentado esfaquear um colono, na Cisjordânia

© Ammar Awad / Reuters

O primeiro ataque ocorreu na Cisjordânia ocupada pouco antes das 09:00 locais (07:00 em Lisboa) perto do enclave judio do centro de Hébron, onde 500 colonos israelitas vivem com proteção do Exército.

Segundo o Exército, um palestiniano tentou esfaquear um colono israelita, que o matou para se defender.

As forças de segurança palestinianas confirmaram a morte do assaltante, identificado como Fadel al-Kawatsmi, de 18 anos.

Pouco depois, um outro palestiniano, que não foi identificado, foi morto depois de ter tentado esfaquear um soldado durante um controlo de identidade e foi imediatamente morto por militares, precisou a porta-voz da polícia israelita, Louba Samri.

A escalada de violência, que começou a 01 de outubro na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental, antes de se estender à Faixa de Gaza e a Israel, já provocou 39 mortos, incluindo numerosos autores de ataques, e centenas de feridos palestinianos, bem como sete mortos e dezenas de feridos israelitas.

Lusa

  • Palestiniano morto a tiro pela polícia israelita
    0:25

    Mundo

    Um palestiniano foi morto esta segunda-feira, à entrada da cidade velha de Jerusalém, por polícias israelitas. Nas imagens divulgadas pelas autoridades de Telavive, vê-se o homem sentado junto a um gradeamento, a ser interrogado pelos agentes, e quando se levanta, ataca um dos polícias com uma faca. Acabou por ser abatido no local, por outros agentes. As autoridades de Israel dizem que, só hoje, pelo menos dois jovens israelitas, de 14 e 20 anos, foram esfaqueados por palestinianos em Jerusalém.

  • Palestiniano que tentou esfaquear mulher israelita abatido a tiro
    1:44

    Mundo

    Israel mobilizou 300 soldados para Jerusalém leste, começou a controlar os acessos à parte oriental da cidade e reforçou a segurança nos transportes públicos. As medidas são a resposta à vaga de ataques dos últimos dias. Só esta quarta-feira, foram neutralizadas duas tentativa de esfaqueamentos de israelitas.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.