sicnot

Perfil

Mundo

EUA e Rússia alcançam acordo para coordenar espaço aéreo na Síria

Os EUA e a Rússia alcançaram, esta sexta-feira, um acordo sobre a coordenação no uso do espaço aéreo na Síria para evitar confrontos indesejados, após uma série de reuniões entre representantes da Defesa de ambos os países.

© Diaa Al-Din / Reuters


A informação, avançada por funcionários russos, foi confirmada pelo próprio Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que explicou que foi alcançado um acordo para solucionar os conflitos caso de aviões russos e norte-americanos "ocupem espaços similares" nos céus da Síria.

"Nesse sentido, conseguimos um acordo e alguns canais de comunicação. Continuaremos a divergir nos princípios e estratégias básicas que temos na Síria", afirmou Barack Obama.

Desde que, em finais do mês passado, a Rússia começou a sobrevoar a Síria para realizar bombardeamentos, o Pentágono mobilizou-se para evitar que ocorram acidentes militares entre as duas potências, as quais intervêm na Síria com interesses e estratégias diferentes.

Os Estados Unidos lideram, há mais de um ano, uma coligação internacional que leva a cabo ataques aéreos contra posições do autoproclamado Estado Islâmico na Síria e no Iraque, enquanto a Rússia destacou caças e desde dia 30 de setembro que lança raides aéreos por todo o país.

A Rússia ataca o Estado Islâmico e outros grupos da oposição ao regime de Bashar al-Assad no quadro da guerra civil que vive o país, incluindo fações apoiadas pelos Estados Unidos, algo que despertou receios relativamente a uma escalada num conflito.

O Pentágono reconheceu que os seus 'drones' e os seus pilotos de caças tiveram que fazer repentinas mudanças de rumo para evitar choques indesejados com aviões russos, embora tenha assegurado que os bombardeamentos contra os 'jihadistas' do Estado Islâmico continuam o seu curso normal.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.