sicnot

Perfil

Mundo

Balanço de mortos pela passagem do tufão Koppu pelas Filipinas sobe para 16

O tufão Koppu enfraqueceu mas continua hoje a provocar fortes chuvadas nas Filipinas, inundando dezenas de aldeias e fazendo subir o balanço de mortos para 16.

Reuters

O tufão, que tocou terra no domingo na costa oriental de Luzon, principal ilha das Filipinas, já forçou mais de 60.000 pessoas a abandonarem as suas casas, segundo as autoridades.

Embora enfraquecido, o tufão provocou chuvas torrenciais sobre três cadeias montanhosas, inundando vastas planícies a norte de Manila.

"A água sobe rapidamente e há pessoas nos telhados", disse o diretor-adjunto da proteção civil regional, Nigel Lontoc, à agência France Presse.

Em Santa Rosa, localidade a duas horas de automóvel da capital, são visíveis na beira da estrada dezenas de animais mortos - búfalos, porcos, cães e cabras -, móveis e eletrodomésticos arrastados pelas águas, segundo a agência.

As rajadas de vento provocadas pelo tufão, que inicialmente atingiram os 210Km/hora, diminuíram hoje para 150Km/hora, mas a chuva intensa mantém-se e, segundo os meteorologistas, o tufão só deverá deixar de afetar o território filipino na quarta-feira.

O balanço oficial de vítimas mortais é de 16 pessoas, sete delas mortas no naufrágio de um 'ferry', mas deverá aumentar à medida que forem chegando informações de algumas das aldeias mais afetadas.

As Filipinas são frequentemente afetadas por intempéries, registando em média a passagem de vinte tufões por ano.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC