sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon diz que "não existe plano B nem planeta B" e apela para acordo mundial sobre clima

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou hoje à comunidade internacional para negociar um acordo mundial sobre o clima e preveniu que não existe "nem um plano B, nem um planeta B" para escapar ao aquecimento climatérico global.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Mike Segar / Reuters

As negociações sobre o clima foram até ao momento "lentas e frustrantes" porque "os negociadores partem de perspetivas nacionais muito estreitas", disse Ban Ki-moon a jornalistas em Bratislava.

"Não temos qualquer plano B porque não temos nenhum planeta B", insistiu após um encontro com Miroslav Lajack, ministro eslovaco dos Negócios Estrangeiros e europeus.

Entre 30 de novembro e 11 de dezembro, quando se vai realizar a 21.ª conferência mundial sobre o clima sob a égide da ONU, são esperados em Paris representantes de 195 países para negociar um acordo mundial destinado a travar o aquecimento climático do planeta.

"Paris não é o ponto de chegada mas deveria assinalar uma viragem nos nossos esforços para abordar as alterações climáticas", sublinhou Ban Ki-moon, que se declarou "moderadamente otimista" sobre o sucesso das negociações.

Na manhã de hoje, o Presidente francês François Hollande vaticinou que haverá um acordo em Paris, mas sem precisar qual a sua dimensão.

Lusa

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54