sicnot

Perfil

Mundo

Dez mil migrantes entraram na Macedónia em 24 horas

Dez mil migrantes entraram na Macedónia em 24 horas, entre a tarde de sábado e as 18:00 (17:00 em Lisboa) de domingo, anunciou hoje a polícia macedónia em Skopje.

Reuters

O número corresponde aos divulgados pela Cruz Vermelha local e por organizações não-governamentais.

"Desde a tarde de sábado até domingo às 18:00, 10.000 migrantes foram registados na Macedónia e o fluxo não diminuiu até à meia noite (23:00 em Lisboa)", declarou um responsável da polícia à agência France Presse.

O recorde de entradas em 24 horas foi registado no início de setembro: 12.000.

Hoje de manhã a situação estava calma em Gevgelija e o número de migrantes que procurava entrar na Macedónia tinha diminuído substancialmente, segundo um repórter fotográfico da AFP no local.

Esta nova grande vaga de refugiados na rota dos Balcãs pode provocar saturação mais a norte na fronteira entre a Sérvia e a Croácia e a noroeste entre a Croácia e a Eslovénia.

A entrada de migrantes em território croata decorre em "câmara lenta" depois de a Eslovénia ter informado que limitaria a entrada no seu território a 2.500 migrantes por dia.

A Eslovénia tinha-se tornado o novo país de trânsito dos que chegavam da Sérvia e da Croácia após o encerramento na sexta-feira à noite pela Hungria da sua fronteira com a Croácia.

Um milhar de migrantes esperava hoje de manhã poder atravessar a fronteira entre a Croácia e a Eslovénia depois de ter sido impedido de o fazer durante a noite, segundo fonte policial.

Na fronteira servo-croata, várias centenas esperavam entrar na Croácia, numa atmosfera pesada devido ao frio e à chuva.

  • Rota dos refugiados passa agora pela Eslovénia
    2:08

    Mundo

    A Hungria fechou a fronteira com a Croácia obrigando os refugiados a procurarem outra solução para entrar na União Europeia.O caminho dos migrantes passa agora pela Eslovénia que vai, a partir de hoje, permitir a passagem a milhares de pessoas, na sua maioria a caminho da Alemanha.

  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

    Em atualização

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Macron e Le Pen em troca de acusações
    2:16

    Eleições França 2017

    A campanha eleitoral para a segunda volta em França ficou esta quarta-feira marcada por uma troca de acusações entre os dois candidatos. De visita a uma fábrica em risco de encerramento, Le Pen prometeu que se for eleita salvará os 300 postos de trabalho. Emmanuel Macron acusou a candidata da extrema-direita de aproveitamento político.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.