sicnot

Perfil

Mundo

Grávidas "proibidas" de beber álcool, mesmo em pequenas quantidades

Não há quantidade de álcool que seja segura em qualquer trimistre da gravidez. É esta a conclusão de um relatório publicado pela American Academy of Pediatrics.

Reuters

Cerveja, vinho, licor ou bebidas brancas - todas representam riscos para o feto, mesmo que em pequenas quantidades, dizem os pediatras.

Estudos recentes indicavam que em doses reduzidas, o álcool poderia ser seguro quando ingerido durante a gravidez. No entanto, como explica Janet F. Williams, da Universidade do Texas, mais de 30 anos de investigação sugerem uma ligação entre o consumo de álcool e anomalias no desenvolvimento dos fetos.

Atrasos de desenvolvimento, problemas de aprendizagem ou dificuldades comportamentais podem ter na origem uma exposição ao álcool, diz Williams, pelo que as mulheres que estão ou pensam ficar grávidas devem limitar, por completo, a ingestão de bebidas alcoólicas.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14