sicnot

Perfil

Mundo

Nova estratégia do Reino Unido contra terrorismo permite retirada de passportes a jovens

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, apresentou hoje uma "nova estratégia contra o terrorismo", propondo medidas que incluem a retirada do passaporte a menores, a pedido dos pais, para impedi-los de se juntarem a grupos terroristas.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

REUTERS

A nova estratégia pretende estar vertida num diploma legal até ao final do ano e é encarada como um instrumento pra impedir o recrutamento de jovens britânicos para serem combatentes estrangeiros em grupos terroristas.

Segundo os dados oficiais, mais de 700 britânicos foram lutar em regiões da Síria e do Iraque, controladas pelo grupo extremista Estado Islâmico, dos quais cerca de 300 voltaram para o país.

"Acredito que a luta contra o extremismo é uma das grandes lutas da nossa geração. Para combater uma ideologia venenosa, temos duas hipóteses, ou fechamos os olhos e esperamos que os nossos valores prevaleçam, ou então defendemos os nossos valores com toda a força", disse o primeiro-ministro britânico.

Para além da retirada dos passaportes, o Executivo de David Cameron quer também reforçar as condições para um estrangeiro se tornar cidadão britânico, especialmente para quem revelar "visões extremistas", e proteger as crianças e as pessoas vulneráveis "contra o risco de radicalização".

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.