sicnot

Perfil

Mundo

Nova estratégia do Reino Unido contra terrorismo permite retirada de passportes a jovens

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, apresentou hoje uma "nova estratégia contra o terrorismo", propondo medidas que incluem a retirada do passaporte a menores, a pedido dos pais, para impedi-los de se juntarem a grupos terroristas.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

REUTERS

A nova estratégia pretende estar vertida num diploma legal até ao final do ano e é encarada como um instrumento pra impedir o recrutamento de jovens britânicos para serem combatentes estrangeiros em grupos terroristas.

Segundo os dados oficiais, mais de 700 britânicos foram lutar em regiões da Síria e do Iraque, controladas pelo grupo extremista Estado Islâmico, dos quais cerca de 300 voltaram para o país.

"Acredito que a luta contra o extremismo é uma das grandes lutas da nossa geração. Para combater uma ideologia venenosa, temos duas hipóteses, ou fechamos os olhos e esperamos que os nossos valores prevaleçam, ou então defendemos os nossos valores com toda a força", disse o primeiro-ministro britânico.

Para além da retirada dos passaportes, o Executivo de David Cameron quer também reforçar as condições para um estrangeiro se tornar cidadão britânico, especialmente para quem revelar "visões extremistas", e proteger as crianças e as pessoas vulneráveis "contra o risco de radicalização".

Lusa

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • "Procedi nesta matéria como procedo em todas as outras"
    0:40

    País

    O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não esclarece se falou diretamente com Rui Rio sobre o projeto de lei dos combustíveis do CDS antes do voto favorável estar decidido. No entanto, disse que o processo de decisão foi igual a todos os outros. O presidente do PSD era contra o diploma dos centristas.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.