sicnot

Perfil

Mundo

OMS pede à China para adotar lei antitabaco devido a elevado número de mortes

Mais de um milhão de pessoas morrem anualmente na China por doenças relacionadas com o tabaco, número que pode triplicar em 2050, segundo a Organização Mundial de Saúde, que pede a Pequim para avançar com uma lei antitabaco.

Reuters

Segundo um relatório hoje publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma lei nacional global contra o tabaco pode proteger os 1.340 milhões de cidadãos chineses dos danos do fumo em segunda mão.

"O vício do tabaco na China vai custar caro à saúde, à sociedade e à economia. E os fumadores chineses não se estão apenas a prejudicar a si mesmos, mas também os seus amigos, a sua família, e todos os que os rodeiam", destaca Bernhard Schwartländer, representante da OMS na China.

Segundo Schwartländer, "os rácios de exposição ao fumo passivo são extremamente elevados no país, com consequências devastadoras para os afetados".

Um estudo publicado este mês pela revista científica "The Lancet" assinala que um em cada três homens chineses com menos de 20 anos corre risco de morrer de forma prematura se não deixar de fumar.

A organização pede a intervenção do Governo, depois de ter sido implementada a primeira lei antitabaco em Pequim, que proíbe que se fume em espaços fechados como restaurantes.

"A lei em Pequim é um exemplo para o resto da China. Apesar de se terem implementado políticas antitabaco noutras cidades chinesas, não foram aplicadas devidamente. Precisamos de leis mais duras, que se apliquem de forma eficaz, e de campanhas massivas para educar a população", destacou Xiaofeng Liang, do Centro de Prevenção e Controlo da Doença chinês.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.