sicnot

Perfil

Mundo

Oscar Pistorius deixa prisão para cumprir resto da pena em casa

O atleta paralímpico Oscar Pistorius deixou hoje a prisão, após um ano de prisão efetiva, para cumprir o resto da pena em domiciliária por ter matado a namorada, informaram as autoridades.

© Mike Hutchings / Reuters

"Oscar Pistorius foi colocado sob supervisão correcional hoje à noite", referiu, em comunicado, o porta-voz do departamento dos serviços correcionais, Manelisi Wolela.

Oscar Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão pelo assassínio da namorada.

Os serviços prisionais sul-africanos já tinham anunciado que o atleta iria cumprir o resto da pena em prisão domiciliária a partir do dia 20 de outubro.

O atleta foi considerado culpado de homicídio involuntário, depois de ter dito que matou a namorada através da porta trancada da casa de banho, porque a confundiu com um intruso.

Após a sua libertação, Pistorius enfrentará mais uma prova, a 03 de novembro, quando o Ministério Público recorrer para o Supremo Tribunal da África do Sul pedindo uma condenação por homicídio e uma pena mais dura.

Outrora um ídolo do desporto paralímpico, Pistorius, conhecido como 'Blade Runner' por causa das próteses nas pernas que usava nas pistas de corridas, ascendeu à fama global quando competiu com atletas sem deficiência nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Lusa

  • Incêndio destrói igreja em Ponte da Barca
    1:49

    País

    Um incêndio destruiu na última madrugada a Igreja de Lavradas, em Ponte da Barca. A Polícia Judiciária de Braga está a investigar as causas do fogo, mas tudo aponta para um curto-circuito.

  • Bairro em Loures não tem luz há mais de um ano
    2:30

    País

    O bairro da Torre, junto ao aeroporto de Lisboa mas ainda no concelho de Loures, não tem eletricidade nem nos postes, nem nas casas. A EDP e os moradores nunca chegaram a acordo para uma solução de pagamento coletivo e a empresa, para acabar com as puxadas eléctricas ilegais, decidiu cortar de vez o abastecimento há mais de um ano.