sicnot

Perfil

Mundo

Oscar Pistorius deixa prisão para cumprir resto da pena em casa

O atleta paralímpico Oscar Pistorius deixou hoje a prisão, após um ano de prisão efetiva, para cumprir o resto da pena em domiciliária por ter matado a namorada, informaram as autoridades.

© Mike Hutchings / Reuters

"Oscar Pistorius foi colocado sob supervisão correcional hoje à noite", referiu, em comunicado, o porta-voz do departamento dos serviços correcionais, Manelisi Wolela.

Oscar Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão pelo assassínio da namorada.

Os serviços prisionais sul-africanos já tinham anunciado que o atleta iria cumprir o resto da pena em prisão domiciliária a partir do dia 20 de outubro.

O atleta foi considerado culpado de homicídio involuntário, depois de ter dito que matou a namorada através da porta trancada da casa de banho, porque a confundiu com um intruso.

Após a sua libertação, Pistorius enfrentará mais uma prova, a 03 de novembro, quando o Ministério Público recorrer para o Supremo Tribunal da África do Sul pedindo uma condenação por homicídio e uma pena mais dura.

Outrora um ídolo do desporto paralímpico, Pistorius, conhecido como 'Blade Runner' por causa das próteses nas pernas que usava nas pistas de corridas, ascendeu à fama global quando competiu com atletas sem deficiência nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.