sicnot

Perfil

Mundo

Sinais na pele do braço podem "prever" risco de cancro

Ter mais do que 11 sinais num único braço pode ser indicador de risco de cancro de pele ou melanoma, revela uma investigação britânica.

Contar o número de sinais que existem num braço revelou ser um bom indicador do total de sinais que se tem no corpo - mais de 100 significa um risco de cancro cinco vezes maior que o normal, segundo o estudo que resultou da observação de 3 mil gémeos na Grã-Bretanha e publicado no British Journal of Dermatology.

Melanoma é um tipo de cancro de pele que resulta do desenvolvimento anormal dos sinais, razão pela qual é necessário verificar tais sinais.

Investigadores do King's College em Londres estudaram um grupo de gémeas durante oito anos, recolhendo informações sobre o tipo de pele, os sinais e as sardas pelo corpo. Fizeram o mesmo com um grupo mais pequeno de cerca de 400 homens e mulheres com melanoma e chegaram a uma forma rápida e precisa de calcular o risco de cancro de pele.

As mulheres com mais de sete sinais no braço direito têm a probabilidade de terem 50 por todo o corpo. Aquelas que têm 11 sinais no braço têm mais de 100 sinais pelo corpo e um maior risco de desenvolver melanoma.

Sinais, sardas e melanoma

- As sardas são pequenas áreas da pele castanhas e claras.

- Os sinais são pequenos círculos castanhos e mais escuros, podem ser lisos ou ligeiramente rugosos.

- A maioria dos sinais é totalmente inofensiva.

- Se tiverem alguma alteração - aumento do tamanho, da cor, comichão, sangramento - é necessário mostrar ao médico.

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.