sicnot

Perfil

Mundo

Sinais na pele do braço podem "prever" risco de cancro

Ter mais do que 11 sinais num único braço pode ser indicador de risco de cancro de pele ou melanoma, revela uma investigação britânica.

Contar o número de sinais que existem num braço revelou ser um bom indicador do total de sinais que se tem no corpo - mais de 100 significa um risco de cancro cinco vezes maior que o normal, segundo o estudo que resultou da observação de 3 mil gémeos na Grã-Bretanha e publicado no British Journal of Dermatology.

Melanoma é um tipo de cancro de pele que resulta do desenvolvimento anormal dos sinais, razão pela qual é necessário verificar tais sinais.

Investigadores do King's College em Londres estudaram um grupo de gémeas durante oito anos, recolhendo informações sobre o tipo de pele, os sinais e as sardas pelo corpo. Fizeram o mesmo com um grupo mais pequeno de cerca de 400 homens e mulheres com melanoma e chegaram a uma forma rápida e precisa de calcular o risco de cancro de pele.

As mulheres com mais de sete sinais no braço direito têm a probabilidade de terem 50 por todo o corpo. Aquelas que têm 11 sinais no braço têm mais de 100 sinais pelo corpo e um maior risco de desenvolver melanoma.

Sinais, sardas e melanoma

- As sardas são pequenas áreas da pele castanhas e claras.

- Os sinais são pequenos círculos castanhos e mais escuros, podem ser lisos ou ligeiramente rugosos.

- A maioria dos sinais é totalmente inofensiva.

- Se tiverem alguma alteração - aumento do tamanho, da cor, comichão, sangramento - é necessário mostrar ao médico.

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.