sicnot

Perfil

Mundo

Sinais na pele do braço podem "prever" risco de cancro

Ter mais do que 11 sinais num único braço pode ser indicador de risco de cancro de pele ou melanoma, revela uma investigação britânica.

Contar o número de sinais que existem num braço revelou ser um bom indicador do total de sinais que se tem no corpo - mais de 100 significa um risco de cancro cinco vezes maior que o normal, segundo o estudo que resultou da observação de 3 mil gémeos na Grã-Bretanha e publicado no British Journal of Dermatology.

Melanoma é um tipo de cancro de pele que resulta do desenvolvimento anormal dos sinais, razão pela qual é necessário verificar tais sinais.

Investigadores do King's College em Londres estudaram um grupo de gémeas durante oito anos, recolhendo informações sobre o tipo de pele, os sinais e as sardas pelo corpo. Fizeram o mesmo com um grupo mais pequeno de cerca de 400 homens e mulheres com melanoma e chegaram a uma forma rápida e precisa de calcular o risco de cancro de pele.

As mulheres com mais de sete sinais no braço direito têm a probabilidade de terem 50 por todo o corpo. Aquelas que têm 11 sinais no braço têm mais de 100 sinais pelo corpo e um maior risco de desenvolver melanoma.

Sinais, sardas e melanoma

- As sardas são pequenas áreas da pele castanhas e claras.

- Os sinais são pequenos círculos castanhos e mais escuros, podem ser lisos ou ligeiramente rugosos.

- A maioria dos sinais é totalmente inofensiva.

- Se tiverem alguma alteração - aumento do tamanho, da cor, comichão, sangramento - é necessário mostrar ao médico.

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.