sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 11 os mortos em explosão de bomba em autocarro no Paquistão

Aumentou para 11 o número de mortos na explosão de uma bomba num autocarro de passageiros na província de Baluchistan, no sudoeste do Paquistão, informaram autoridades locais.

© Naseer Ahmed / Reuters

A explosão aconteceu no início da noite na cidade de Quetta, que é alvo frequente dos grupos separatistas islâmicos.

"O número de mortos na explosão do autocarro é de 11, no entanto, outras 22 pessoas ficaram feridas", disse Akbar Hussain Durrani, o secretário do Interior da província de Baluchistan, à agência de notícias francesa AFP.

Um policial de alta patente e um médico do principal hospital da cidade confirmaram os números.

A província, rica em minerais, tem sido alvo de separatistas e palco de vários ataques contra a comunidade xiita Hazara nos últimos anos.

Os separatistas islâmicos exigem mais autonomia e controlo sobre os recursos naturais (gás e minérios) e frequentemente atacam as forças de segurança.

Entretanto, havia ocorrido uma pausa no último ano, depois de uma grande repressão policial.

Lusa

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.