sicnot

Perfil

Mundo

Canadá anuncia a Obama fim de participação nos ataques aéreos no Iraque e na Síria

O futuro primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, informou hoje o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que vai acabar com a participação canadiana nos ataques aéreos no Iraque e na Síria contra o grupo extremista Estado Islâmico.

© Chris Wattie / Reuters

"Falei com o Presidente Obama há cerca de uma hora", afirmou, em conferência de imprensa, o futuro chefe do Governo canadiano.

Apesar do Canadá se manter como um "forte membro da coligação contra o grupo extremista Estado Islâmico", Trudeau disse que explicou ao líder norte-americano os compromisso assumidos durante a campanha eleitoral sobre acabar com aquela missão de combate.

Justin Trudeau não avançou uma data para o fim da sua participação na coligação internacional.

O Canadá destacou o ano passado vários aviões de combate para aquela região até março de 2016, bem como 70 soldados das forças especiais para treinarem curdos no norte do Iraque.

Durante a campanha eleitoral, Trudeau comprometeu-se em trazer para casa os caças e acabar com a sua missão de combate.

Justin Trudeau é o novo primeiro-ministro do Canadá, depois de as eleições federais de segunda-feira terem dado a maioria absoluta ao Partido Liberal, após quase uma década de governo conservador.

Justin Trudeau, de 43 anos de idade, filho do antigo primeiro-ministro Pierre Trudeau (1968 a 1979), irá liderar o governo, depois de o seu partido ter conseguido a maioria absoluta na nova Câmara dos Comuns, com 338 assentos parlamentares

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.