sicnot

Perfil

Mundo

Canadá "está de volta" à cena internacional, diz PM eleito

O futuro primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, grande vencedor das legislativas de segunda-feira, declarou hoje que o Canadá "está de volta" à cena internacional, após uma década de "ausência diplomática".

Reuters

Reuters

© Chris Wattie / Reuters

"Quero dizer aos amigos deste país em todo o mundo, muitos de entre vós se preocuparam por o Canadá ter perdido a sua compaixão e a sua voz construtiva no mundo durante os últimos dez anos. Tenho uma mensagem simples para vós, em nome dos 35 milhões de canadianos: estamos de volta!", declarou Trudeau, num encontro em Otava.

A Casa Branca anunciou hoje que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, espera fortalecer as relações com o Canadá após a vitória eleitoral do Partido Liberal por maioria absoluta, o que permitirá a Justin Trudeau dirigir o executivo canadiano nos próximos quatro anos.

Também o Presidente francês, François Hollande, felicitou hoje o futuro primeiro-ministro do Canadá, após a esmagadora vitória nas legislativas de segunda-feira no país, com o qual quer "aumentar mais ainda a cooperação bilateral".

"A conferência de Paris sobre o clima será uma ocasião preciosa para pôr rapidamente em prática esta vontade de agir em conjunto ao serviço da paz e do futuro do planeta", indicou a presidência francesa em comunicado.

Trudeau prometeu "fazer mais" contra o aquecimento global, depois de o Canadá ter abandonado em 2011, pela mão dos conservadores, o protocolo de Quioto, sendo regularmente criticado pela sua falta de empenhamento nessa matéria e pela exploração petrolífera das areias de alcatrão, que estão entre as formas mais poluentes de energia.

A França acolhe em dezembro a grande conferência internacional sobre o clima (COP21), cujo objetivo é alcançar um acordo que limite o aquecimento global a dois graus por comparação com a era pré-industrial.

Por sua vez, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou hoje o desejo de que o futuro Governo canadiano desempenhe um papel determinante para garantir o êxito da conferência climática de Paris.

"O Canadá faz parte do Grupo dos Sete e, a esse título, tem um papel particular a desempenhar para dar um impulso às questões relacionadas com as alterações climáticas", declarou o porta-voz adjunto da ONU Farhan Haq.

Lusa

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36