sicnot

Perfil

Mundo

Canadá "está de volta" à cena internacional, diz PM eleito

O futuro primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, grande vencedor das legislativas de segunda-feira, declarou hoje que o Canadá "está de volta" à cena internacional, após uma década de "ausência diplomática".

Reuters

Reuters

© Chris Wattie / Reuters

"Quero dizer aos amigos deste país em todo o mundo, muitos de entre vós se preocuparam por o Canadá ter perdido a sua compaixão e a sua voz construtiva no mundo durante os últimos dez anos. Tenho uma mensagem simples para vós, em nome dos 35 milhões de canadianos: estamos de volta!", declarou Trudeau, num encontro em Otava.

A Casa Branca anunciou hoje que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, espera fortalecer as relações com o Canadá após a vitória eleitoral do Partido Liberal por maioria absoluta, o que permitirá a Justin Trudeau dirigir o executivo canadiano nos próximos quatro anos.

Também o Presidente francês, François Hollande, felicitou hoje o futuro primeiro-ministro do Canadá, após a esmagadora vitória nas legislativas de segunda-feira no país, com o qual quer "aumentar mais ainda a cooperação bilateral".

"A conferência de Paris sobre o clima será uma ocasião preciosa para pôr rapidamente em prática esta vontade de agir em conjunto ao serviço da paz e do futuro do planeta", indicou a presidência francesa em comunicado.

Trudeau prometeu "fazer mais" contra o aquecimento global, depois de o Canadá ter abandonado em 2011, pela mão dos conservadores, o protocolo de Quioto, sendo regularmente criticado pela sua falta de empenhamento nessa matéria e pela exploração petrolífera das areias de alcatrão, que estão entre as formas mais poluentes de energia.

A França acolhe em dezembro a grande conferência internacional sobre o clima (COP21), cujo objetivo é alcançar um acordo que limite o aquecimento global a dois graus por comparação com a era pré-industrial.

Por sua vez, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou hoje o desejo de que o futuro Governo canadiano desempenhe um papel determinante para garantir o êxito da conferência climática de Paris.

"O Canadá faz parte do Grupo dos Sete e, a esse título, tem um papel particular a desempenhar para dar um impulso às questões relacionadas com as alterações climáticas", declarou o porta-voz adjunto da ONU Farhan Haq.

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.