sicnot

Perfil

Mundo

Cão nasceu há 15 mil anos, na Ásia Central

A Ásia Central é a região do globo de onde é originário o cão. A conclusão é do maior estudo realizado até à data sobre a origem geográfica dos canídeos.

ap

A Ásia Central está para a origem dos cães como o Este de África está para as origens dos humanos, explicam os investigadores da Universidade de Cornell e um grupo internacional de cientistas. O estudo é publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Estudos anteriores tinham localizado o Médio Oriente, o Leste asiático e a Europa como a origem dos cães.

Pela primeira vez, foi analisado um enorme e diverso grupo de cães - quer de raça pura, quer cães vadios. No total, três tipos diferentes de ADN de mais de 4500 cães, de 161 raças, e 549 cães vadios de 38 países. A amostra permitiu determinar de grupos geográficos de cães modernos estavam geneticamente próximos de populações ancestrais.

A Ásia Central, incluindo a Mongóia e o Nepal, é de onde vêm "todos os cães" que existem no mundo - cerca de mil milhões, diz Adam R. Boyko, um dos investigadores. Não se chegou a uma data precisa, mas o estudo mostrou que os cães deverão ter começado a ser domesticados há cerca de 15 mil anos.

O cãe é, explicam, o animal mais diverso do planeta, com um legado de milhares de anos de criação seletiva pelos humanos. Os canídeos descendem dos lobos, que foram gradualmente entrando nos grupos de homens caçadores.

"Não há dúvida de que os cães andavam à volta das áreas de caça e aproximavam-se cada vez mais dos humanos. A questão é saber qual foi o primeiro passo para isso acontecer. Os lobos serem necrófagos face ao que o Homem caçava, deve ter sido o fator desencadeador", explica Boyko.

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52