sicnot

Perfil

Mundo

Cão nasceu há 15 mil anos, na Ásia Central

A Ásia Central é a região do globo de onde é originário o cão. A conclusão é do maior estudo realizado até à data sobre a origem geográfica dos canídeos.

ap

A Ásia Central está para a origem dos cães como o Este de África está para as origens dos humanos, explicam os investigadores da Universidade de Cornell e um grupo internacional de cientistas. O estudo é publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Estudos anteriores tinham localizado o Médio Oriente, o Leste asiático e a Europa como a origem dos cães.

Pela primeira vez, foi analisado um enorme e diverso grupo de cães - quer de raça pura, quer cães vadios. No total, três tipos diferentes de ADN de mais de 4500 cães, de 161 raças, e 549 cães vadios de 38 países. A amostra permitiu determinar de grupos geográficos de cães modernos estavam geneticamente próximos de populações ancestrais.

A Ásia Central, incluindo a Mongóia e o Nepal, é de onde vêm "todos os cães" que existem no mundo - cerca de mil milhões, diz Adam R. Boyko, um dos investigadores. Não se chegou a uma data precisa, mas o estudo mostrou que os cães deverão ter começado a ser domesticados há cerca de 15 mil anos.

O cãe é, explicam, o animal mais diverso do planeta, com um legado de milhares de anos de criação seletiva pelos humanos. Os canídeos descendem dos lobos, que foram gradualmente entrando nos grupos de homens caçadores.

"Não há dúvida de que os cães andavam à volta das áreas de caça e aproximavam-se cada vez mais dos humanos. A questão é saber qual foi o primeiro passo para isso acontecer. Os lobos serem necrófagos face ao que o Homem caçava, deve ter sido o fator desencadeador", explica Boyko.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..