sicnot

Perfil

Mundo

EUA enviam 12 aviões de combate para base no sul da Turquia

Os Estados Unidos enviaram 12 aviões de combate A-10 para a base aérea de Incirlik, no sul da Turquia, segundo um responsável militar citado pela agência France Presse.

Reuters

Reuters

© Handout . / Reuters

Os aparelhos, famosos pela capacidade de destruição de tanques, chegaram no fim de semana e já constam do plano de missões aéreas de apoio à coligação liderada pelos Estados Unidos que combate o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, segundo a fonte, que pediu anonimato.

O envio destes aparelhos "aumenta a capacidade" de combate da coligação, disse.

Conhecidos como "Warthhogs", os aviões A-10 são fortemente blindados para resistirem a impactos diretos de munições perfurantes. No entanto, voam mais baixo e mais devagar que os caça bombardeiros F-16, o que os coloca perante mais riscos.

O destacamento dos A-10 foi decidido cerca de três semanas depois de a Rússia ter iniciado uma campanha de bombardeamentos aéreos na Síria.

Russos e norte-americanos estão a finalizar um acordo de cooperação sobre regras de segurança aérea para evitar incidentes entre aparelhos das duas forças aéreas.

A Turquia autorizou em julho o uso da base de Incirlik por aviões norte-americanos envolvidos no combate ao Estado Islâmico.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07