sicnot

Perfil

Mundo

Governador do Banco de Itália investigado por corrupção

O governador do Banco de Itália, Ignazio Visco, e o presidente do Banco Popular de Spoleto (Bps) estão a ser investigados no âmbito da intervenção no Bps e a posterior venda deste ao Banco Desio em 2014, foi hoje anunciado.

Reuters

Entre os meios de comunicação italianos, o diário Fatto Quotidiano publica hoje que o Ministério Público de Spoleto (centro de Itália) abriu a investigação pelos delitos de corrupção e fraude relativos à intervenção e posterior venda desta entidade, que depois foram anulados pelo Conselho de Estado.

Entre os investigados estão, além de Visco e do atual presidente do Bps e vice-presidente do Banco Desio, Stefano Lado, Giovanni Boccolini, Gianluca Brancadoro e Nicola Stabile, bem como os membros do comité de supervisão, Silvano Corbella, Giovanni Domenichini e Giuliana Scognamiglio.

A intervenção no Bps, participada em 51% pelo acionista maioritário, a cooperativa Spoleto Credito e Servizi, formada por 21 sócios, foi decidida pelo Banco de Itália em 2013, depois de uma inspeção, e em 2014 o banco central italiano decidiu a venda deste ao Banco Desio.

Perante a denúncia apresentada pela cooperativa, em fevereiro último, o Conselho de Estado anulou a decisão de intervenção no banco, bem como a recusa do Banco de Itália de que se realizasse um aumento de capital para injetar fundos.

A agência italiana AGI citou fontes do Ministério Público que confirmaram a investigação na sequência de uma denúncia apresentada por alguns sócios da cooperativa Spoleto.

Até agora, o Banco de Itália informou os meios de comunicação italianos de que "não tem conhecimento de qualquer investigação".

Com a venda do banco, a quota da cooperativa Spoleto Credito e Servizi ficou reduzida a 10% cm a consequente perda de capital dos sócios

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.