sicnot

Perfil

Mundo

Protetores solares: depois de protegerem os humanos, destroem os corais

O protetor solar que os mergulhadores e banhistas usam nas praias para se protegerem dos raios solares estão a matar os recifes e corais pelos oceanos do mundo. Um estudo recente revela que basta uma gota para que os químicos presentes na loção ataquem as formações rochosas e os animais.

© David Gray / Reuters

A investigação conduzida por cientistas nas Ilhas Virgem e no Havai foi desencadeada por um acaso há uns anos. Um grupo de investigadores estava numa das praias das Caraíbas, Trunk Bay, e um vendedor de praia que esperava a invasão sazonal de turistas comentou: "esperem só para ver o que eles deixam para trás: uma longa mancha de óleo". Comentário que despertou a curiosidade para uma investigação.

O estudo, publicado nos Archives of Environmental Contamination and Toxicology, determinou que uma gota de protetor solar é suficiente para destruir os corais - a oxibenzona presente na loção impede a alimentação do coral, que acaba por ficar branco.

E não são só as pessoas que aplicam protetor solar e que tomam banho no mar ou mergulham que são responsáveis pelo produto nas águas. São todas aquelas que depois de usarem os protetores tomam banho em casa, já que tudo é depois escoado para os esgotos.

Os autores da investigação estimaram, com base na distribuição dos recifes nas áreas turísticas costeiras, que pelo menos 10% dos recifes de corais no mundo estão em alto risco de exposição a esta substância química.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.