sicnot

Perfil

Mundo

Protetores solares: depois de protegerem os humanos, destroem os corais

O protetor solar que os mergulhadores e banhistas usam nas praias para se protegerem dos raios solares estão a matar os recifes e corais pelos oceanos do mundo. Um estudo recente revela que basta uma gota para que os químicos presentes na loção ataquem as formações rochosas e os animais.

© David Gray / Reuters

A investigação conduzida por cientistas nas Ilhas Virgem e no Havai foi desencadeada por um acaso há uns anos. Um grupo de investigadores estava numa das praias das Caraíbas, Trunk Bay, e um vendedor de praia que esperava a invasão sazonal de turistas comentou: "esperem só para ver o que eles deixam para trás: uma longa mancha de óleo". Comentário que despertou a curiosidade para uma investigação.

O estudo, publicado nos Archives of Environmental Contamination and Toxicology, determinou que uma gota de protetor solar é suficiente para destruir os corais - a oxibenzona presente na loção impede a alimentação do coral, que acaba por ficar branco.

E não são só as pessoas que aplicam protetor solar e que tomam banho no mar ou mergulham que são responsáveis pelo produto nas águas. São todas aquelas que depois de usarem os protetores tomam banho em casa, já que tudo é depois escoado para os esgotos.

Os autores da investigação estimaram, com base na distribuição dos recifes nas áreas turísticas costeiras, que pelo menos 10% dos recifes de corais no mundo estão em alto risco de exposição a esta substância química.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.