sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal brasileiro aprova extradição de mafioso para a Itália

O Supremo Tribunal Federal do Brasil aprovou hoje a extradição para Itália de Pasquale Scotti, membro de uma família mafiosa, que estava a monte há 24 anos e foi preso em maio em Recife, no nordeste do país.

© Handout . / Reuters

A decisão do tribunal, que deverá ser confirmada pela Presidente brasileira, Dilma Rousseff, depende do governo italiano comprometer-se em aplicar a Scotti uma pena de até 30 anos de prisão, o máximo que se aplica no código penal brasileiro, segundo o tribunal.

Scotti foi condenado à revelia na Itália a uma pena de prisão perpétua em 1991 pela sua participação em assassinatos cometidos entre 1982 e 1983, estando foragido da justiça italiana desde 1986.

O italiano vivia há anos no Recife, capital do estado de Pernambuco - sob o nome falso de Francisco de Castro Visconti - e tem dois filhos brasileiros.

Em sua defesa, Scotti alegou que é "perseguido político", que fugiu da Itália porque corria o risco de ser executado na prisão e, além disso, alegou motivos humanitários, já que se for extraditado não poderá participar da educação dos seus filhos, argumentos que foram rejeitados pelo tribunal brasileiro.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07