sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal brasileiro aprova extradição de mafioso para a Itália

O Supremo Tribunal Federal do Brasil aprovou hoje a extradição para Itália de Pasquale Scotti, membro de uma família mafiosa, que estava a monte há 24 anos e foi preso em maio em Recife, no nordeste do país.

© Handout . / Reuters

A decisão do tribunal, que deverá ser confirmada pela Presidente brasileira, Dilma Rousseff, depende do governo italiano comprometer-se em aplicar a Scotti uma pena de até 30 anos de prisão, o máximo que se aplica no código penal brasileiro, segundo o tribunal.

Scotti foi condenado à revelia na Itália a uma pena de prisão perpétua em 1991 pela sua participação em assassinatos cometidos entre 1982 e 1983, estando foragido da justiça italiana desde 1986.

O italiano vivia há anos no Recife, capital do estado de Pernambuco - sob o nome falso de Francisco de Castro Visconti - e tem dois filhos brasileiros.

Em sua defesa, Scotti alegou que é "perseguido político", que fugiu da Itália porque corria o risco de ser executado na prisão e, além disso, alegou motivos humanitários, já que se for extraditado não poderá participar da educação dos seus filhos, argumentos que foram rejeitados pelo tribunal brasileiro.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.