sicnot

Perfil

Mundo

Amnistia pede medidas para evitar nova crise migratória no sudeste asiático

A Amnistia Internacional (AI) instou hoje os governos do sudeste asiático a tomarem medidas urgentes para evitar uma nova crise migratória na região, semelhante à que aconteceu em maio deste ano. As Nações Unidas estimam que, no primeiro semestre de 2015, cerca de 31 mil pessoas tenham feito a perigosa travessia de Myanmar (antiga Birmânia) e do Bangladesh com destino à Malásia.

© Soe Zeya Tun / Reuters

Muitos dos passageiros, a maioria muçulmanos birmaneses de etnia rohingya e emigrantes do Bangladesh, caíram nas mãos de traficantes, que os mantiveram cativos em barcos durante meses.

Num relatório publicado hoje, a AI expõe as constantes agressões, violações e homicídios relatados em entrevistas a 180 sobreviventes.

"A verdade é que aqueles com quem temos falado são 'sortudos' por terem chegado à costa (...) Muitos outros morreram no mar ou foram traficados para campos de trabalho forçado", diz Anna Shea, investigadora para os refugiados da AI.

Com o fim do período das monções, a organização alerta que milhares de pessoas podem voltar a arriscar-se no mar e que existe o risco de uma repetição dos acontecimentos de maio, quando os traficantes abandonaram à deriva centenas de pessoas depois de a Tailândia e a Malásia terem iniciado uma campanha para combater as redes de tráfico humano que atuam na zona.

"Os governos devem fazer mais para prevenir que se repita esta tragédia humana", afirma a investigadora, recomendando maior cooperação entre os executivos regionais.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..